Um ex-presidente de quase 80 anos defende a descriminalização de todas as drogas. Polêmica é pouco, né? Nessa segunda-feira rolou a pré-estreia do documentário “Quebrando o Tabu”, do diretor Fernando Grostein Andrade, que traz Fernando Henrique Cardoso como condutor de entrevistas com as mais altas autoridades mundiais sobre o problema das drogas no Brasil e no mundo.
* Fernando Henrique Cardoso não só marcou presença na pré-estreia, como antes da exibição, passou nas oito salas em que o filme estava sendo apresentado para agradecer a presença de todos, ao lado de Fernando Grostein e Fernando Menocci, um do produtores do documentário. “Esses meninos estão achando que eu tenho a idade deles para correr por todas essas salas assim”, falou entre risadas. Mas também falou sério: “Eu tenho que agradecê-los, entrei meio de bobo, não era um tema sobre o qual eu estava consciente, aprendi muitas coisas. Não sabia o que tinha dado certo e errado sobre isso. Espero que todos gostem e divulguem”, completou.
* Luciano Huck estava por lá. Ele, além de ser um dos produtores do filme, é meio-irmão do diretor e já foi logo avisando que não tem opinião formada sobre o tema. “Ainda estou pensando sobre o que acho desse assunto, mas eu acredito que a responsabilidade sobre o consumidor de droga tem que sair do Ministério da Justiça e ir para o Ministério da Saúde e Educação”, falou. E, quando perguntamos sobre o irmão, aí, sim, ele abre um sorriso e diz que está superorgulhoso, que eles conversaram muito sobre o filme e que tem uma relação muito bacana com Fernando. Ambos são filhos de Marta Grostein.
* “Estou muito feliz de poder contribuir um pouco com a discussão sobre esse problema. Mesmo para quem não usa drogas é importante refletir sobre o assunto e ter uma opinião. É essa a nossa proposta. Fazer as pessoas pensarem”, contou Fernando, o diretor e anfitrião da noite.
* Muita gente bacana passou por lá para conferir o documentário: Roberto Santander, Fabio Barbosa, Thereza Collor e Gustavo Halbreich, Sonia e Andrea Matarazzo, Esteban Walther, Victor Collor de Mello, Drauzio Varella e Regina Braga, Alexandre Youssef e Marcello Serpa. Quer ver quem mais passou por lá? Corra para a nossa galeria!