Praça São Lourenço inaugura novo bar dedicado à cachaça

Foto: Divulgação

João Paulo Gentille fala com exclusividade ao GLMRM sobre as novidades do Praça São Lourenço

 

Localizado na Vila Olímpia, o Praça São Lourenço está com grandes novidades. A casa passou por uma reforma, cujo projeto foi elaborado por Adriana Monzillo de Oliveira, que também desenvolveu o projeto original da casa, em parceria com Tatyana Borazanian. “Queríamos criar um espaço que acolhesse ainda mais os clientes, com um ambiente que conversasse com a essência do Praça, mas que trouxesse um frescor e uma nova dinâmica para quem entra na casa”, comentou João Paulo Gentille, sócio do Praça São Lourenço, em entrevista exclusiva ao GLMRM.

Novo bar dedicado à cachaça

Uma das grandes novidades do Praça é o novo bar, totalmente reformado e agora localizado na entrada do restaurante, com capacidade para 17 pessoas no balcão de pedra. O bar foi concebido como um espaço dedicado à cachaça, exaltando a importância dessa bebida para a cultura brasileira. Ele oferece uma seleção de mais de 50 cachaças de diversas regiões, servidas em doses. “A cachaça é a alma do Brasil em forma de bebida. Cada garrafa carrega uma história, uma tradição, e quisemos trazer isso para o coração do nosso novo bar”, comenta Gentille.

“As caipirinhas são uma homenagem à riqueza das cachaças brasileiras. Buscamos trazer rótulos de diversas regiões do país, com um toque especial que as madeiras nativas conferem à bebida”, explica Gentille. As caipirinhas recebem nomes inspirados nos apelidos populares das cachaças pelo Brasil, como Bafo de Tigre, Assobio de Cobra e Abre Coração. “Esses nomes são uma forma divertida de resgatar a cultura popular, além de serem facilmente memoráveis”, complementa. Alguns desses nomes estão representados em um painel artístico de Nana Izique na parede central do bar, agregando um toque visual criativo ao ambiente. Diversos rótulos de cachaças decoram as quatro prateleiras de bebidas no fundo do novo espaço, compondo um cenário que celebra a cultura e a história da cachaça no Brasil.

Sob a curadoria do sócio, o conceito do bar foi revisado para valorizar ingredientes brasileiros, destacando a cachaça artesanal e o café especial. “É uma proposta de autenticidade. Queremos que as pessoas venham ao Praça e tenham uma experiência genuinamente brasileira, desde a escolha das cachaças até os coquetéis que elaboramos com tanto cuidado”, afirma Gentille. A seleção de cachaças e o trabalho de curadoria de cafés foram realizados pela barista e especialista em cachaças Mari Mesquita. “Nossa ideia foi trazer o melhor desses dois mundos – a complexidade da cachaça artesanal e a sutileza dos cafés especiais – para oferecer aos nossos clientes uma vivência única”, compartilha Mari. A carta de drinks é de responsabilidade do bartender residente Vinicius Dias, que complementa: “Criamos coquetéis que exaltam o frescor das frutas tropicais e harmonizam perfeitamente com a cachaça, sem perder a sofisticação.

O novo cardápio do bar destaca coquetéis que já se tornaram clássicos brasileiros, como o Macunaíma (cachaça, limão siciliano, açúcar e fernet andino) e o Rabo de Galo. “O Macunaíma é um drink que carrega em si a alma da coquetelaria nacional. Ele é refrescante, simples, mas com camadas de sabor que surpreendem. E o Rabo de Galo é um símbolo de resistência, um clássico que atravessa gerações”, pontua Vinicius Dias. Além disso, o bar ainda oferece uma seleção de coquetéis autorais e clássicos bem elaborados, garantindo uma experiência única e sofisticada para os clientes.

Vynil & Coquetel na Capivara

Outra novidade que acompanha a inauguração do bar é a programação mensal com DJs de vinil focados em música brasileira, que ocorrerá toda primeira sexta-feira do mês no jardim externo do Praça, um espaço carinhosamente chamado de Capivara desde 2005. “A Capivara é o nosso refúgio no meio da cidade. Um espaço onde as pessoas podem se desconectar e curtir boa música, em um ambiente ao ar livre, rodeado de natureza”, destaca João Paulo. A Capivara é uma área especial do restaurante, cercada por árvores nativas e equipada com aquecedores para garantir o conforto dos convidados. A cozinha do Praça complementa a programação musical com pizzas italianas assadas e outras especialidades do forno a lenha, como o panzotti e a pizza folha de alcachofra e mussarela de búfala, ideais para petiscar durante a noite. O restaurante também aceita comandas individuais, perfeito para grupos de amigos que desejam desfrutar de boa música, comida e bebida em um ambiente encantador. Nessa primeira edição, no próximo dia 2 e 3 de agosto, quem comanda as pick ups é a DJ Anazu. Nascida em Franca-SP e residente em São Paulo, iniciou sua carreira como DJ e colecionadora de discos em 2010. Inspirada pelo rap nacional, seu repertório se expandiu para abranger diversas vertentes da música brasileira, incluindo MPB, soul, funk e jazz. “O vinil é algo muito especial para mim. Tem um calor, uma textura que conecta a música de forma única com as pessoas”, reflete Anazu. Além de discotecar, Anazu promove a cultura do vinil em eventos musicais. Ela já se apresentou em várias cidades brasileiras e internacionais, destacando-se em São Paulo, Maceió, São Luís, Buenos Aires e Dublin.

Serviço: Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia | Telefone: (11) 3053-9300 | Horário de funcionamento: Terça à Sexta das 12h às 15h e das 19h às 22h, Sábado das 12h às 16h e das 19h às 22h30, Domingo das 12h às 16h

Sair da versão mobile