Publicidade
tamanho-paris-bikini-exhibit
Jovens passeando de barco no fim dos anos 1950 || Créditos: Divulgação

A história do biquíni tem se tornado um alvo de interesse para quem quer formar uma opinião mais sólida da proibição dos burkinis na França – o traje de banho que muçulmanas vêm usando no verão europeu -, que entrou há pouco em vigor em cidades do país, entre elas Cannes e Nice. Para entender melhor a origem da roupa de banho, que completa 70 anos, Glamurama indica uma exposição imperdível em Paris: “LE BIKINI A 70 ANS”, em cartaz na Galerie Joseph até o dia 30 de outubro. E há motivo para isso…

A mostra conta a história da rouba de banho de duas peças inventada pelo francês Louis Réard, engenheiro de automóvel que virou estilista. Por meio de 70 imagens que vão dos anos 1940 até os dias atuais, reúne poses históricas de musas como Marilyn Monroe e Raquel Welch a bordo de seus modelos, e ainda analisa os motivos para o biquíni ter sido considerado um fracasso quando foi revelado pela primeira vez na icônica Piscine Molitor, em Paris, no dia 5 de julho de 1946 – só se tornaria um hit em 1962, quando Ursula Andress usou seu modelo brancono filme “007 – Contra o Satânico Dr. No” (1962). A peça foi leiloada em 2001 por R$ 147 mil.

Seu criador registrou o nome de diversas ilhas tropicais até decidir chamá-lo de  “bikini”, homenageando Bikini Atoll: recife de corais das Ilhas Marshall, onde os EUA faziam testes nucleares. “Ele vai ter o efeito de uma bomba”, disse Louis Réard na época.

Segundo Michael Timsit, diretor executivo da galeria, o número de visitantes da exposição aumentou nas últimas semanas por conta da controvérsia ligada ao burkini. A lei, que divide opiniões entre os franceses, conta com o apoio de Manuel Valls, o primeiro-ministro da França, que considera o traje um “projeto político fundamental na submissão da mulher”.

482855245
Jovem usando burkini em uma praia de Dubai || Créditos: iStock

Outra dica para entender o presente a partir do passado é o livro “Bikini: La légende”, lançado neste ano pela editora Michel Lafon, que relata a roupa das banhistas desde o século 19, quando deixar a pele à mostra também causava furor no Ocidente.

Na galeria abaixo, cliques em exibição na mostra.

[galeria]4378634[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter