Para investigar se popularidade se converte em influência, a Ipsos, empresa global na área de pesquisa de mercado, realizou o maior estudo sobre celebridades já feito no Brasil. A empresa entrevistou 2 mil pessoas entre homens e mulheres a partir de 16 anos. Os entrevistados avaliaram 100 nomes de destaque para definir quais são as personalidades mais influentes do país. A grande campeã é a cantora Ivete Sangalo. Isso não chega a ser uma grande surpresa. De acordo com a pesquisa, a cantora baiana é a pessoa mais influente e popular do pedaço.
A pesquisa revela que o grau de influência não é proporcional à fama dessas celebs. “A popularidade está mais ligada a quanto essas pessoas são conhecidas, chamam a atenção do público, enquanto a influência é mais qualitativa, sendo mais difícil de ser alcançada”, explica Carolina Tonussi, gerente da Ipsos, e uma das líderes do estudo.
Quais os critérios de avaliação?
O estudo encontrou sete dimensões que explicam a influência: confiança, sucesso, comprometimento, modernidade, família, alegria/carisma e atração. Para se ter uma ideia, avaliando o apresentador Rodrigo Hilbert, as três categorias que os participantes mais relacionam à imagem dele são alimentação, restaurante e família, nesta ordem. Já a atriz Thaís Araújo se destaca por cuidados com o corpo, beleza e moda.