Publicidade
Pelé e Paulo Coelho || Créditos: Getty Images
Pelé e Paulo Coelho || Créditos: Getty Images

Uma pesquisa recém-concluída por professores do conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, colocou luz sobre uma questão que vira e mexe é abordada pelas pessoas mais curiosas: por que certas personalidades conhecidas que marcaram época permanecem por mais tempo na memória popular do que outras?

De acordo com os especialistas, atletas e profissionais que dispõem de amplas plataformas que lhes permite “aparecer” de tempos em tempos, como uma Copa do Mundo, conseguem manter a fama de 15 a 30 anos, em média, enquanto músicas e filmes têm uma sobrevida popular de 5 a 10 anos, no máximo. O mesmo se aplica a astros e estrelas do cinema, como Leonardo DiCaprio.

Entre outras coisas, isso significa que provavelmente iremos esquecer da Jenifer da música de Gabriel Diniz bem antes que o mesmo ocorra com Neymar, por exemplo, apenas pra ficar no mais popular boleiro brasileiro do momento. Basicamente esse “fade out” se deve a dois tipos de memórias que guardamos coletivamente, que são a cultural e a comunicativa.

Ainda segundo o pessoal do MIT, a primeira é aquela que deriva de fatos e acontecimentos relevantes que entram para a história via textos, gravações e afins. Já a segunda diz respeito ao popular boca a boca, que é tudo aquilo que vira notícia e até mesmo “trend” uma vez que passa a atrair a atenção das massas.

Por fim, os pesquisadores criaram um site, batizado de Pantheon, no qual listam personagens notáveis cujas histórias sobreviveram aos tempos, de 4000 a.C. até 2010. O mais mais dessa turma foi Aristóteles, e há uma seção para cada país, inclusive o Brasil. Abaixo, os rankings com os 10 Mais Populares do mundo e do país no período citado… (Por Anderson Antunes)

O Top 10 dos Mais Populares na História do Mundo

1. Aristóteles
2. Platão
3. Jesus Cristo
4. Sócrates
5. Alexandre, o Grande
6. Leonardo Da Vinci
7. Confúcio
8. Julio Cestar
9. Homero
10. Pitágoras

O Top 10 dos Mais Populares na História do Brasil

1. Pelé
2. Paulo Coelho
3. Garrincha
4. Luiz Inácio Lula da Silva
5. Oscar Niemeyer
6. Paulo Freire
7. Getúlio Vargas
8. Dom Pedro II
9. Heitor Villa-Lobos
10. Zico

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter