Peru abre ruínas de Machu Picchu para apenas um turista japonês depois dele esperar sete meses. Entenda!

Jesse Katayama sozinho em Machu Picchu || Créditos: Reprodução

O Peru abriu as ruínas de Machu Picchu para um único turista japonês depois dele esperar quase sete meses para entrar na cidadela inca, enquanto estava preso no país durante a pandemia de coronavírus, informou o “The Guardian”. A entrada de Jesse Katayama nas ruínas ocorreu graças a um pedido especial que ele apresentou enquanto estava “preso”, desde meados de março, na cidade de Aguas Calientes, nas encostas das montanhas próximas ao local, disse o ministro da Cultura, Alejandro Neyra, nessa segunda-feira: “Ele veio ao Peru com o sonho de poder entrar”, disse Neyra em entrevista coletiva virtual. “O cidadão japonês entrou junto com o nosso chefe do parque para que ele possa fazer isso antes de retornar ao seu país.”

Katayama, com seu bilhete de entrada em mãos desde março, entrou nas ruínas da cidadela construída há mais de 500 anos no sábado e se tornou o primeiro visitante em sete meses a poder caminhar pelo patrimônio mundial. Seu plano original era passar apenas alguns dias no Peru para visitar Machu Picchu: “Isso é tão incrível! Obrigado!” disse Katayama em um vídeo gravado no topo da montanha Machu Picchu.

*Em tempo: O Peru relatou 33.305 mortes relacionadas ao coronavírus até agora e tem a maior taxa de mortalidade per capita Covid-19 de qualquer outro país do mundo. Os voos internacionais foram retomados recentemente, mas apenas para sete países latino-americanos, e a indústria do turismo do país foi devastada pela pandemia. O ministro peruano disse ainda que em novembro as ruínas de pedra de Machu Picchu serão reabertas para turistas nacionais e estrangeiros, sem especificar a data. O local vai permitir 30% de sua capacidade normal de 675 pessoas por dia: “Ainda estamos no meio de uma pandemia”, disse Neyra. “Será feito com todo o cuidado necessário.”

Sair da versão mobile