Glamurama conta como foi a mesa literária de Gay Talese na Flip

Mario Sérgio Conti conversou com Gay Talese na noite deste sábado aqui na Flip. A conversa foi mais uma entrevista do que qualquer outra coisa. Na trilha do novo livro do americano, ?Vida de Escritor?, sobre o feitio de reportagens -principalmente as recusadas por editores – Mario Sergio levantava a bola para Talese discorrer sobre os diversos pontos peculiares de sua escrita inovadora que, com outros jornalistas, inaugurou o chamado ?new journalism?- estilo que incorpora figuras literárias a reportagens. Em um inglês claríssimo, falando devagar e exalando serenidade, o jor nalista americano deu uma de… jornalista. Para os leigos a palestra não foi muito produtiva ? muitos bocejos foram ouvidos – mas para iniciados a conversa foi uma senhora aula de jornalismo.

* Entre as várias aventuras que viveu para escrever suas famosas reportagens, uma chama a atenção por ser, digamos, curiosa. Para escrever sobre o mercado sexual americano ? conteúdo do livro ?A Mulher do Próximo? – o ítalo-americano foi gerente de um bordel por alguns meses. Aos 77 anos, Gay Talese é o retrato fiel do que fez durante toda a vida. Ele é um contador de histórias. Sobre isso, aliás, explica que todos os seus trabalhos tiveram uma motivação pessoal, algo que atiçou sua curiosidade em algum momento da vida. * Bem nessa linha, ele prepara um novo livro, acerca de seu casamento, que completa 50 anos em 2009. O autor afirmou guardar tudo que passa em sua mão ? desde boletos bancários até cartas. Assim ele tem um vasto material para contar de forma fidedigna a união que mantém há meio século. E o livro promete ser bombástico: segundo jornais americanos, o autor deve contar a forma como casou ? ao que parece, meio que obrigado ? e traições de ambas as partes. A esse respeito, Mario Sergio alfinetou dizendo que se assemelha ria aos programas de TV meio trash que expõe a intimidade das pessoas. Talese afirmou que toda história, se mal contada, pode ser de mau gosto, mas que ele tem um compromisso com a verdade. Entretanto, diz, será respeitoso, ?o mais importante em uma relação?.

* No encerramento, os dois se recusaram a responder às perguntas do público, o que desagradou um pouco aos estrelados que compareceram. Quer saber quem estava lá? Os mesmos personagens que foram à palestra de Sophie Calle e à de Chico Buarque. Parece que foram mesmo esses três os grandes eventos desta edição da feira literária.

Sair da versão mobile