Publicidade
Pelé
Foto: Divulgação

Se os ingleses inventaram o futebol como o conhecemos em 1863, foi Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que com suas jogadas fenomenais de deixar adversários desnorteados e torcedores de queixo caído, inseriu no esporte mais praticado do mundo o termo “futebol arte”.

Maior exemplo disso é que todos os tipos de gols, dribles e movimentos ovacionados por craques atuais – e dos últimos cinquenta anos – são obras já realizadas pelos pés do considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Os famosos dribles desconcertantes de Johan Cruijff, Cristiano Ronaldo, Andrés Iniesta, David Beckham e Ronaldo “fenômeno” foram criados por Pelé, assim como os chapéus dados por Romário, Bebeto, Maradona e Ronaldinho Gaúcho. Os chutões a gol e certeiros de fora da área de Lionel Messi, Zidane e Roberto Carlos também entram na lista.

Todos foram inventados pelo brasileiro que fez carreira no Santos Futebol Clube e se tornou o único jogador a ganhar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), a atingir a marca de 1.283 gols feitos e, agora empatado com Neymar, é o maior goleador da história da seleção brasileira, com 77 gols em 92 jogos. Como diz a frase popular, e colocando o brasileiro como ponto inicial e influência máxima, “nada se cria, tudo se copia”.

Edson Arantes do Nascimento morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultada da progressão de um câncer de cólon, diagnosticada em setembro de 2021. O ex-jogador estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para reavaliação da quimioterapia. Mas, o Pelé, aquele que encantou o mundo com seu jeito estonteante de jogar futebol, esse será eterno. Descanse em paz, Rei.

Texto publicado na nova edição da Revista Poder.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Milan Guide

Milan Guide

Estou prestes a embarcar para o Salone Del Mobile.Milano, um marco na indústria do design que celebra sua...
Festa Rabanne na NK

Festa Rabanne na NK

  Uma noite em clima disco para celebrar a abertura da Rabanne em sua primeira operação na América...

Instagram

Twitter