Publicidade
Paulo José || Créditos: Divulgação
Paulo José || Créditos: Divulgação

Estreia nos cinemas em maio “Todos os Paulos do Mundo”, documentário sobre a trajetória de Paulo José, com direção de Vania Catani, amiga de longa data e parceira de trabalho do ator. Apesar de muito premiado, e querido pelo público, Paulo, 60 anos de carreira, não se dá tanta importância assim. “Ele acredita que atuar é mais fácil do que dizem”, entrega Vania, em bate-papo com o Glamurama. “Há uma tendência iconoclasta com a profissão. Para Paulo, o ofício de atuar é superfácil – até diz isso no filme – e natural. Em seus trabalhos, parece que ele é de fato o personagem, e não que ele está atuando”.

Aproveitamos para perguntar como é o ator de 81 anos na intimidade. “Convivo com ele há mais de 20 anos. Em todo esse tempo, ele, apesar de um homem cultíssimo e superinteligente, nunca teve momentos de arrogância e sempre se mostrou aberto a escutar todos aqueles que tem algo a dizer, outros pontos de vista, outras perspectivas e outras gerações. Há uma troca cheia de liberdade e crescimento em todos os sentidos. O que posso dizer é que ele é adorável”.

O corpo é o instrumento de trabalho do ator. Como tem sido para Paulo, tão reverenciado e com uma carreira tão completa, lidar ao longo dos anos com o Parkinson, descoberto em 1992? “Ele trabalhou intensamente mesmo com a doença. Foi muito atencioso e disciplinado, como em ‘O Palhaço'[de 2011]. Agora está numa fase em que a doença já limita muito o corpo. Ele fala que o Parkinson é uma transformação – e que estar vivo já é transformação por si só”.

A gente quis saber, na opinião de Vania, qual o personagem mais emblemático da coleção de Paulo. “Para mim é o Shazan, da série ‘Shazan e Xerife’, que foi quando nos conhecemos e é um personagem clássico. Porém é difícil escolher um só… Tenho muito orgulho dele e de todos os filmes que produzi com ele”. Na TV, a última intepretação de Paulo foi uma participação na novela “Em Família”, de 2014. (por Michelle Licory)

Paulo José || Créditos: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 17 de Abril

Dia 17 de Abril

3 boutiques de streetwear para descobrir em Paris Embora Paris seja conhecida por suas prestigiosas boutiques de luxo,...

Instagram

Twitter