Publicidade
cine-noivas
Vestidos das noivas Camilla Leta, Patricia Geyer e Mariana Avellar feitos de couro assinados por Maria Mendes e Patricia Viera || Créditos: Divulgação/Reprodução Instagram

No radar das noivas com faro apurado para a moda, sobretudo do eixo entre Rio-São Paulo, um nome em destaque: Maria Mendes, que tornou-se parceira de Patrícia Viera e peça fundamental na transição do icônico couro de Patrícia para o altar. A sintonia da dupla é clara ao ver o que já criaram a quatro mãos até agora, para noivas como as estilistas Camilla Leta, da marca Guarda, e Patricia Geyer, que trabalha na equipe de criação de Patricia, e Marianna Avellar, designer da marca Kantha. Para entender a fundo o processo criativo da dupla do momento, Glamurama bateu um papo com Maria que você confere abaixo.

nota-whatsapp-nota
Patricia Viera e Maria Mendes || Créditos: Divulgação

Glamurama: Como surgiu a parceria com Patrícia Viera? 
Maria Mendes: “A ideia da parceria começou com as muitas noivas que procuravam a Patricia para que ela desenvolvesse um vestido de couro, desde o início. No entanto, ela não consegue parar a produção para isso. Então ela me convidou para que trouxesse esse olhar e know-how de um vestido de noiva.”
Glamurama: Como é dividido o processo criativo entre vocês?
Maria Mendes: “Primeiro sentamos com a noiva e desenvolvemos o croqui. Em seguida, eu faço a modelagem, e envio para a Patricia, que passa a modelagem para o couro e faz o corte. Ela faz o couro e o recorte do couro e as outras questões, se aplicamos pérolas, por exemplo. Eu faço as provas e cuido do forro, corpete, esses detalhes que são necessários para moldar o corpo da noiva.”
Glamurama: Qual é a diferença entre criar um vestido de noiva com tecidos finos e clássicos e criar com couro?
Maria Mendes: “Com o couro é preciso respeitar todas as condições do material, como peso, caimento e tamanho do couro. Por exemplo: uma pele tem 80 cm e tudo o que se vai fazer com ela tem que respeitar este tamanho, assim como criar recortes de acordo com isso e que façam sentido. Outra dificuldade é encontrar peles iguais ou parecidas que possam ser usadas em um mesmo vestido.”

Maria Mendes é neta da estilista de noivas Lea Penna, que trabalhou até a década de 80. Estudou moda no Rio de Janeiro e se especializou em alta-costura pelo Fashion Institute of Technology, em Nova York. Seu ateliê fica em um anexo na casa da avó, no Horto. É lá que ela e sua equipe de três costureiras colocam a mão na massa. Alguns vestidos de noivas podem demorar até 5 meses para ficarem prontos. Confira na galeria abaixo mais detalhes das criações assinadas pela dupla Maria + Patricia.

[galeria]4415006[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter