Problema dos mais sérios em Paris, ao ponto de causar o fechamento de parques e jardins no fim do ano passado, a infestação de ratos que assola parisienses e turistas está na mira de Anne Hidalgo, a prefeita da cidade. Ela passou o fim de semana trancada com assessores elaborando um plano de “desratização” que consumirá investimentos de € 1,5 milhão (R$ 5 milhões) e será colocado em prática imediatamente.
Entre as medidas que serão implantadas por lá destacam-se a contratação de mais pessoas para atuar como inspetores sanitários nas ruas, o aumento do número de horas de coleta de lixo, a compra de mais de 30 mil novas latas de lixo e algum tipo de regra ou mesmo lei que obrigue os donos de restaurantes e afins a colocar mais cinzeiros nas entradas e saídas destes lugares.
Como aconteceu em outras ocasiões, já tem gente criticando Hidalgo pelo pulso firme em relação aos ratos – são mais de 6 milhões na região central de Paris. Há quem diga, inclusive, que ela está promovendo um “genocídio de roedores”. (Por Anderson Antunes)