Publicidade

 

Centro histórico de Paraty durante o Paraty em Foco

O Festival Internacional de Fotografia de Paraty – Paraty em Foco – vai celebrar seus dez anos com mais de 1.200 trabalhos de 27 países. São artistas das mais diversas origens e com os mais distintos processos e temas que querem ocupar as ruas da cidade nos cinco dias escolhidos para pensar a fotografia, de 24 a 28 de setembro, no litoral fluminense.

Neste ano, todas as entrevistas acontecerão na Tenda da Matriz, e terão entrada livre e gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos. Os workshops tiveram seus preços reduzidos, a maioria a 450 reais, e também agora com outra opção de curso, os chamados masterclasses, que acontecerão na Casa de Cultura, para mais de 100 pessoas cada, sendo um por dia, a R$ 200.

“Neste ano queremos destacar a importância daqueles que se apresentam espontaneamente, que ocupam as tendas, workshops, exposições e são atores e ouvintes dos festivais em todo país. O Paraty em Foco é essa energia catalisadora que está na internet, nas rodas de discussões sobre fotografia”, afirma o coordenador de programação Iatã Cannabrava.

Para falar do Brasil, de como ele se mostra e como é visto, o norte-americano David Alan Harvey dá palestra e ministra oficina para 80 pessoas. Em 2012, Harvey publicou livro com imagens que produziu no Rio de Janeiro e em 2013 encabeçou o projeto “Offside Brazil”, que documentou o país durante a Copa do Mundo como parte de um intercâmbio entre fotógrafos da agência Magnum e artistas brasileiros. Tudo isso faz de David Alan Harvey um dos “maiores brasilianistas da fotografia”, segundo Iatã Cannabrava.

Em sua segunda viagem ao Brasil (a primeira foi em 2007), o principal nome da fotografia contemporânea japonesa, Rinko Kawauchi, apresentará suas imagens poéticas da natureza e momentos de contemplação.

Destaque para os curiosos da arte da técnica fotográfica são as experiências do mexicano Javier Hinojosa, que irá comandar um workshop de fotografia e vídeo aéreo com drones – máquinas voadoras que produzem imagens antes inimagináveis – e outro sobre a técnica do time lapse; destaque ainda para o holandês Niels Stomps, que virá falar de seus fotolivros e sua obra, focada na observação da maneira como as pessoas se comportam e respondem a grandes mudanças sociológicas ou ambientais a sua volta.

Entre os brasileiros, Sofia Borges e Rodrigo Braga abordam a discussão sobre os limites da linguagem fotográfica compartilhando seus processos criativos nas entrevistas e workshops. O crítico de arte e um dos curadores da Bienal de SP de 2010, Agnaldo Farias, traz obras e artistas para falar da arte contemporânea e o historiador Maurício Lissovsky responde a questões como o que pode uma fotografia, que papel cumpriu nas sociedades modernas e que novas potências o digital oferece.

A edição de aniversário do Festival contará com 22 workshops, 13 entrevistas e cerca de 10 exposições.

*

O Paraty em Foco é um dos dez maiores festivais do gênero no mundo, agregando profissionais, amadores da fotografia e interessados na produção cultural e fotográfica de maneira geral. O evento alcançou um público de mais de 6 mil pessoas em sua última edição.

O evento é dirigido pelos fotógrafos Iatã Cannabrava e Giancarlo Mecarellli, contando com a participação de um conselho diretor formado por Cassiano Elek Machado, Claudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Clício Barroso, Eduardo Muylaert, Isabel Amado, Juan Esteves, Rosely Nakagawa e Rubens Fernandes Júnior.

[galeria]1348331[/galeria]

10º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia

Quando: 24 a 28 de setembro

Entrevistas e mesas

Onde: Tenda da Matriz. Entrada gratuita (sem a necessidade de retirada de ingresso) – Praça da Matriz, s/n˚, Centro Histórico, Paraty (RJ)

Exposições e projeções: gratuitas

Workshops: valores variados especificados no site

Datas e horários: www.paratyemfoco.com

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Março

Dia 26 de Março

Moda atemporal Através de hábeis jogos de recortes e proporções, a marca Alfie transformou o contraste entre o...

Instagram

Twitter