Publicidade
Andre Sturm
André Sturm, diretor do MIS || Créditos: André Ligeiro

André Sturm, diretor do MIS ( Museu da Imagem e do Som) se prepara para mais uma exposição biográfica que merece gerar filas de dar volta no quarteirão do museu no Jardim Europa, em São Paulo: “Truffaut: um cineasta apaixonado”. Em exclusiva para o Glamurama, Sturm conta sobre as preciosidades da exposição, sua relação com a Cinemateca Francesa e de como quer ver a palavra “tumulto” longe de sua vista. À entrevista!

Por Denise Meira do Amaral

Glamurama: O MIS vai ser a primeira instituição a receber a exposição. Por que você acha que o MIS foi escolhido?
André Sturm: Fizemos há 3 anos a exposição do Georges Meliès, que veio da Cinemateca Francesa, e criamos toda uma nova cenografia. O diretor geral da Cinemateca, Serge Toubiana,  veio para a abertura e ficou impressionado com nosso trabalho em incrementar a exposição. Antes da exposição do Truffaut abrir em Paris, ele me enviou uma carta propondo que nós fossemos a primeira instituição a receber, pois ficaria muito feliz em ver nossa adaptação.

Glamurama: Truffaut tinha obsessão em guardar tudo. Quais são as curiosidades guardadas por ele e expostas na mostra?
André Sturm: São documentos da pré adolescência dele. Quando já cinéfilo, fazia boletins com críticas de filmes e escrevia cartas para distribuidores se apresentando como crítico para receber materiais dos filmes.

Glamurama: Você acha que a exposição vai atingir somente os fãs de Truffaut? Ou vai além?
André Sturm: Nós sempre montamos exposições que possam agradar aos fãs, mas também criar novos. Nosso objetivo é sempre criar e formar público. Por isso investimos tanto na cenografia com o objetivo de criar uma experiência sensorial, que permita uma entrada mais intensa no universo do artista.

Glamurama: As últimas exposições no MIS [“Castelo Rá-Tim-Bum”, “David Bowie” e “Stanley Kubrick”] e outras fora [ como “Ron Mueck” e “Yayoi Kusama”] têm causado tumulto com suas filas enormes. Visitar exposições virou moda no Brasil?
André Sturm: Espero que sim. Trabalhamos para isso. Mas discordo do termo “tumulto”. Tomamos uma série de medidas no MIS que organizaram as filas. Podiam até ser grandes, mas sem bagunça. Importante lembrar que todos os grandes museus do mundo têm fila! E as filas por aqui mostram que alguns dos museus de São Paulo estão no caminho certo.

“Truffaut: Um Cineasta Apaixonado”
De 14 de julho a 18 de outubro de 2015 – terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Ingresso R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
www.mis-sp.org.br

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter