Publicidade
Close-up of young mixed-race woman applying glossy face make-up moisturizer, smiling, with eyes closed with turquoise background
Cuidados para a pele de verão / Crédito: Instagram

O verão chegou e é hora de cuidar mais do que nunca da pele. E, nessa estação, a mesma pergunta surge na cabeça de quem ama skincare: pode usar ácido durante essa época? Como melhorar o aspecto da pele oleosa nesse período? Para responder a todas essas perguntas, conversamos com a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, que trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais e que cuida da pele de artistas como Guilhermina Guinle, Fafá de Belém, Izabel Goulart, Alessandra Ambrosio e mais. Anote as dicas!

Invista em óleos

Durante o calor intenso de verão, não é recomendado o uso de ácidos para a pele. “O ácido aumenta a acidez então você destrói  a película da pele, algo que precisamos muito nessa época do ano”, explica a esteticista Roseli Siqueira.

Para iniciar o dia, o certo é lavar o rosto apenas com água, sem sabonete. Isso mantém a umidade da pele em ordem e evita que coloquemos produtos químicos em contato com a pele, o que pode deixar ainda mais sensível. “A maioria dos sabonetes possuem um ingrediente chamado lauril sulfato de sódio, que em muitas pessoas podem causar alergia. Ele pode ser usado ao voltar da praia, por exemplo, mas não é indicado assim que acordamos”, explica a profissional.

Outra dica preciosa para o verão são os óleos. E não pense que isso serve apenas para quem tem a pele seca. A pele oleosa também precisa, e muito, de hidratação. “Normalmente, quem tem a pele oleosa usa produtos fortes para ressecar um pouco, o que pode prejudicar com o tempo. Os óleos são perfeitos para qualquer tipo de pele, mas é necessário tomar cuidado: só pode usar na pele os 100% naturais, sem nada sintético”, conta Roseli.

Tenha cuidado com o sol, mas aproveite

A Vitamina D é extremamente importante para o nosso corpo, melhorando até mesmo a nossa imunidade. Por isso, tomar sol é necessário. Para aproveitar sem se preocupar com possíveis danos na pele, passe o óleo (100% natural) por toda a pele e tome sol aos poucos. “O melhor jeito de tomar sol é revezar entre ficar um pouco no sol, e um pouco na sombra. Assim, não corre o risco de acontecer exageros. Porém, divirta-se. Esse é o foco do verão”, explica Roseli.

Os melhores óleos para usar nessas ocasiões são os mais acessíveis, como óleo de coco, óleo de girassol e o óleo de semente de abóbora. “Esses óleos deixam a pele mais forte, mais grossa, o que torna a exposição ao sol saudável, já que existe mais resistência. Esses produtos também podem ser usados após o sol com a finalidade de acalmar a pele”, indica a esteticista.

E se você é fã de procedimentos estéticos, o peeling de algas, de acordo com Roseli, é a melhor pedida.  “O peeling de algas naturais melhora a vitalidade da pele e por esse motivo é perfeito para fazer durante o verão. Além disso, não causa sensibilidade na pele”, começa Roseli.

Para finalizar, Roseli fala sobre a importância de usar produtos naturais para o benefício da nossa pele. “Nós passamos muito tempo tentando estimular colágeno com ácidos, por exemplo, mas através dos óleos e outros produtos naturais encontramos tudo o que precisamos. A nossa pele e o seu ciclo precisa ser respeitado”, conclui.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter