O assassinato de Marielle Franco, que completou um ano nessa quinta-feira, foi lembrado por pessoas de várias partes do mundo e também não passou despercebido em Paris. Prefeita da capital da França e primeira mulher a ocupar o cargo, Anne Hidalgo aproveitou a data para revelar no Twitter que irá propor às autoridades competentes de lá a criação de um espaço dedicado para celebrar a memória da vereadora carioca. “Ela esteve envolvida na luta contra o racismo, a homofobia e a violência policial”, a política socialista postou no microblog para justificar a homenagem.
O mais provável é que uma praça com o nome de Franco seja inaugurada na região da Avenue Franklin Delano Roosevelt, onde fica a consulado geral do Brasil em Paris. Antes disso, no entanto, os outros representantes públicos da cidade precisam aprovar a ideia. (Por Anderson Antunes)
*
Abaixo, o tuíte de Hidalgo:
Marielle Franco a été assassinée il y a un an. Conseillère municipale de Rio de Janeiro, elle était engagée dans la lutte contre le racisme, l’homophobie et les violences policières. À sa mémoire, nous proposerons au prochain Conseil de Paris qu’un lieu lui soit dédié. pic.twitter.com/gSppbZVffJ
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) March 14, 2019