Publicidade

Quem não gosta de tomar café da manhã fora de casa? Em uma cidade solar como o Rio então, é um ótimo programa, ainda mais no fim de semana da Festa Glamurama Rio por Peugeot – que rola domingo, no rooftop do Sofitel Ipanema – e do Dia dos Pais. E boas opções não param de aparecer! Nossa blogueira parceira e carioca da gema Renata Araújo, do blog You Must Go!, listou 5 lugares para tomar café da manhã na cidade. À lista!

Bastarda Café

Cliques do Bastarda Café || Créditos: Divulgação

No Jardim Botânico, o espaço, consolidado como o point do ciclismo, foi reformulado e se transformou em um bistrô charmoso e descolado. Comandado pela chef Aline Tavares, oferece produtores locais e ingredientes frescos. Ótima pedida para um café da manhã ou brunch.

No cardápio, delícias como o pão de abóbora, feito na casa, com manteiga, ovos mexidos, fritos ou pochês, além do Bastarda Eggs, com pão rústico da casa coberto por queijo Serra da Canastra gratinado e gema mole. Há também doces, bolos do dia, tortinhas artesanais e panquecas com morangos, blueberry, banana, caramelo de coco e sorvete de baunilha.

Dentro do Bastarda, há também prateleiras com produtos para levar para casa como grãos de café moídos e combinados, granolas doce e salgada, pão de abóbora e bolos. Além de itens esportivos, camisetas, meias e suplementos, já que ele é ponto de encontro de ciclistas no Rio.

Endereço: Rua Von Martius, 325 – loja F – Martius, 325 loja, Jardim Botânico

Delícias do Bastarda Café || Créditos: Renata Araújo/Duda Vetere/Divulgação

Casa Carandaí

Cliques da Casa Carandaí || Créditos: Divulgação

No mesmo bairro do Jardim Botânico, na rua Lopes Quintas, fica a Casa Carandaí, um mix de deli, padaria, adega, loja de vinhos e ainda restaurante. O ambiente é uma graça, decorado com lustres feito de garrafas antigas. Lá é servido um dos cafés da manhã mais completos do Rio. São mais de 15 opções, que incluem os mais variados tipos de pães, como tomate seco e azeitona, feitos artesanalmente. Imperdíveis são as french toasts bites, cubinhos de rabanadas feitos com brioche da casa e acompanhados de creme inglês com favas de baunilha e omelete de queijo, presunto e orégano. Não deixe de pedir os sanduíches, como focaccias e pão australiano com salmão defumado. Claro que não faltam cafés variados como expresso, cappuccino e macchiato.

Endereço: R. Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico
+casacarandai.com.br

Empório Jardim

Cliques do Empório Jardim || Créditos: Divulgação

Vencedor este ano do prêmio Comer e Beber da Veja Rio, o misto de padaria, bistrô e deli, que oferece pães artesanais e produtos exclusivos, fica em uma simpática casa, também no Jardim Botânico, e tem um segundo endereço dentro do Instituto Moreira Sales, na Gávea. O café da manhã é servido durante todo o dia, de 8 às 22hs, no esquema de múltipla escolha. Super prático! São mais de 5 tipos de ovos como o grego – pochê com molho de tomate e especiarias, queijo de cabra, espinafre e tapenade de azeitona -, bolos e pães das chefs Iona Roth e Paula Prandini. Tem crepioca de salmão defumado e cream cheese, o delicioso pão de queijo de gruyère e os clássicos croque monsieur e croque madame. Não faltam opções de sucos, como o verde, e cafés e capuccino. O Empório Jardim tinha que estar na lista dos lugares para tomar café da manhã no Rio.

Endereços: R. Visc. da Graça, 51 – Jardim Botânico/ R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea

Formidable Bistrô

Cliques do Formidable Bistrô || Créditos: Renata Araújo/Duda Vetere

O premiado chef Pedro de Artagão, inova com seu novo café da manhã batizado de Petit Déjeuner, no simpático bistrô Formidable, no Leblon. Ele é servido diariamente das 8h às 18h, com delícias como cesta de pães, o clássico Croque Monsieur (amo!), frutas, omelete aux champignon, frios, variedade de cafés e sucos. Além disso, há também uma carta de bebidas com champagne, mimosa e drinques como bloody mary, para começar bem o dia. O chef pretende ampliar esse serviço de café da manhã para os outros restaurantes, como o Irajá Gastrô, então, fiquem ligados!

Endereço: R. João Líra, 148 – Leblon

Sofá Café

Cliques do Sofá Café || Créditos: Renata Araújo/Duda Vetere

O Sofá Café fica no coração de Copacabana, bem atrás do Hotel Copacabana Palace é um charme de lugar! A decoração é moderninha e aconchegante! Ideal para começar o dia de maneira diferente. A vitrine dos bolos, com cada um mais lindo e delicioso que o outro, é irresistível!

O café é um dos focos da casa, tanto que no cardápio encontramos grãos próprios e variados métodos de preparação. Para quem quiser entender mais sobre os cafés especiais, há também algumas experiências oferecidas, como o programa Coffeeaholic. O Sofá Café é um lugar imperdível em Copa!

Por Renata Araújo, do You Must Go!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter