“Os anos possíveis”, Daniel Jablonski – Janaina Torres Galeria || Créditos: Divulgação

Panorama da fotografia contemporânea é tema da 11ª SP-Arte/Foto. Saiba mais!

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
“Os anos possíveis”, Daniel Jablonski – Janaina Torres Galeria || Créditos: Divulgação

Se a fotografia é o que mais te encanta quando o assunto é arte, então você não pode perder a 11ª edição da SP-Arte/Foto, que acontece de 24 a 27 de agosto no JK Iguatemi, em São Paulo. Neste ano, a feira, que é uma das maiores do país, faz um panorama da fotografia contemporânea aliado a uma ampla programação, que contempla série de palestras com curadores e especialistas para o debate das perspectivas da fotografia contemporânea no Brasil e no mundo, além de lançar 20 livros voltados à fotografia durante os três dias de evento, que vai reunir 32 galerias brasileiras, sendo quatro delas são estreantes: as paulistanas DOC e Janaina Torres, a carioca Inox e a mineira Periscópio.

Outra novidade desta edição é a programação de visitas guiadas que terão como tema a fotografia moderna, contemporânea, documental e o fotojornalismo, além da fotografia expandida e a cidade e a arquitetura na fotografia, com o objetivo de formar público que a aprecia a fotografia.

CONVERSA SOLTA

Já os tão esperados Talks acontecem nos dias 24 e 25 de agosto, das 16h30 às 18h30, no Lounge One do JK Iguatemi. Na quinta-feira, Fernanda Feitosa, colecionadora, fundadora e diretora da SP-Arte/Foto, conversa com Artur Walther, colecionador e fundador do The Walther Collection, museu dedicado à promoção da fotografia, com unidades em Neu-Ulm, na Alemanha, e em Nova York, nos Estados Unidos. No mesmo dia, a jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti conversa sobre os desafios da cena contemporânea com Michael Famighetti, editor da “Aperture”, revista americana especializada em fotografia e fundada em 1952.

“Puruba”, Caio Reisewitz – Luciana Brito Galeria || Créditos: Divulgação

Na sexta, dia 25, Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake, guia um bate-papo com Simon Baker, curador de fotografia da Tate, de Londres. Chefe do departamento de fotografia do museu desde 2009, quando foi criado, Baker é também responsável pela estratégia de expansão do acervo de fotografia da instituição e por aqui vai comentar o seu papel enquanto curador de um dos centros de arte mais importantes no mundo e reflete sobre a função dos museus na atualidade.

TROCA-TROCA

“Manequins de Dusseldorf”, Vera Chaves Barcellos – Bolsa de Arte || Créditos: Divulgação

E mais: No dia 22, terça-feira, a galeria Vermelho vai promover uma atividade que combina o escambo de livros de fotografias e uma livrotecagem – projeto idealizado e organizado por Denise Gadelha – que ganha forma em uma projeção de vídeo concebida a partir de uma espécie de mixtape de fotolivros e músicas previamente selecionados por fotógrafos, artistas e entusiastas da fotografia. Vai funcionar assim: basta levar um fotolivro para passar adiante e trocar por uma das opções disponíveis no local. A publicação deve ser ligada à fotografia e estar em bom estado. Cada livro levado dará direito a uma unidade na troca. A SP-Arte vai disponibilizar alguns fotolivros e os que restarem na mesa do escambo serão doados à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

SP-Arte/Foto/2017
Aberta ao público de quinta a sábado (24, 25 e 26 de agosto), das 14h às 21h, e no domingo, 27 de agosto, das 14h às 20h
Shopping JK Iguatemi | 3º piso
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil

Talks
Local: JK Iguatemi, Lounge One (3º piso)
Inscrição: Gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes do início do debate

Você também pode gostar