Publicidade
Sala São Paulo || Créditos: Reprodução
Sala São Paulo || Créditos: Reprodução

É cada vez mais comum que os games tenham trilhas sonoras de compositores consagrados por seus trabalhos no cinema e quase sempre gravada por uma orquestra sinfônica. E seguindo essa tendência mundial,  a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta na Sala São Paulo, entre os dias 8 e 10 de julho, a série de concertos Cinema e Games, sob a batuta de Wagner Polistchuk, e participação da soprano Erika Muniz, do Coro da Osesp. A cineasta Marina Person será a anfitriã das três noites e entre as músicas contará um pouco da história dos filmes e games escolhidos.

O programa combina trilhas sonoras icônicas do cinema – de clássicos como ‘Psicose’, ‘O Poderoso Chefão’ e ‘E.T.’ – a peças orquestrais feitas especialmente para vídeo games, como ‘Final Fantasy’, ‘Call of Duty’ e ‘World of Warcraft’. “Os jogos mais recentes, em sua maioria, saem com trilhas fantásticas de orquestra sinfônica. Eu digo porque também jogo”, diz o maestro e gamer Wagner Polistchuk. “A linha que perpassa o repertório de Cinema e Games é a música sinfônica e como a própria orquestra foi inserida nesse universo das telas. E o elo de passagem entre esses dois momentos do concerto é o compositor Hans Zimmer, que fez a trilha de ‘Gladiador’ e escreveu também a do jogo ‘Call of Duty’. São todas composições que já foram concebidas para o formato sinfônico, não há temas adaptados para orquestras nessas  apresentações”, completa Polistchuk.

Os concertos Cinema e Games serão transmitidos ao vivo no YouTube da Osesp: “Com este projeto, a Osesp olha de maneira abrangente e diversificada para todas as formas possíveis e atuais de utilização de uma orquestra. Para além do nosso papel de preservação da tradição sinfônica, estamos atentos para as novas tecnologias e como elas mudaram as formas de entretenimento e de fruição cultural. Nesses concertos vamos perceber o quanto a sonoridade de uma orquestra é fundamental para a cultura geek”, afirma Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp.

SERVIÇO:
8 de julho, quinta-feira, às 20h
9 de julho, sexta-feira, às 20h
10 de julho, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Taxa de ocupação limite: 480 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos*: Entre R$ 50,00 e R$ 100,00 (25 e 26/06)
Bilheteria (INTI): https://osesp.byinti.com/
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter