Publicidade
Jay Z || Créditos: Getty Images
Jay Z || Créditos: Getty Images

Se existe alguma desvantagem em ser casado com Beyoncé Knowles, só pode ser o fato de que estar ao lado da cantora também significa ficar em segundo plano praticamente o tempo inteiro. Mas no caso de Jay Z, que é o Mr. Queen Bey desde 2008, brilhar menos do que a mulher é parte de uma estratégia de negócios dele, que entende muito mais de bastidores do que de ribalta e prefere delegar o tête-à-tête com o público a terceiros.

Nascido Shawn Corey Carter, o maior astro do hip hop na atualidade completa 49 anos de vida nesta terça-feira como uma força poucas vezes vista na indústria musical, tão grande que o próprio deslanchar da carreira de Knowles desde o fim do Destiny’s Child, a girl band que ela liderou entre 1990 e 2006, se deve ao maridão menos estrelado porém bem mais poderoso dela.

Mas Jay Z, que é mais empresário do que artista, também conquistou vários números de respeito nos palcos ao longo da carreira que começou aos 12 anos no Brooklyn, em Nova York, e a seguir Glamurama revela alguns. Continua lendo… (Por Anderson Antunes)

Créditos: Getty Images

Topo das paradas

Chegar ao topo da lista da “Billboard” com os 200 hits mais tocados nos Estados Unidos não é algo fácil, e Jay Z conseguiu isso em 14 ocasiões diferentes. Nenhum outro artista solo liderou o ranking tantas vezes, e de maneira geral ele só perde para os Beatles com seus 19 “number ones” listados pela publicação americana.

Créditos: Reprodução

Campeão de vendas

O rapper também se destaca no quesito vendas de álbuns: são mais de 36,3 milhões de todos os que ele lançou desde seu primeiríssimo e agora icônico “Reasonable Doubt”, de 1996. Já o mais recente dele, “4:44”, bateu a marca de um milhão de cópias vendidas em apenas cinco dias.

Créditos: Reprodução

Favorito da crítica

Os críticos também adoram Jay Z, e a prova disso são os 21 Grammys que ele recebeu até hoje. No universo do hip hop, apenas ele e Kanye West – que tem a mesma quantidade de estatuetas da Academia Musical Americana em casa – gozam de tamanho prestígio.

Créditos: Getty Images

Um dos maiores da música

A propósito, no ano passado ele fez história ao se tornar o primeiro rapper escolhido para figurar no Songwriters Hall of Fame dos EUA, uma entidade criada no país no fim dos anos 1960 que reúne apenas os compositores mais mais, de Neil Diamond e Elton John a Frank Sinatra.

Créditos: Reprodução

Quase bilionário

Tanto sucesso pode ser facilmente traduzido em cifras, que em se tratando de Jay Z consiste em muitos zeros antes da vírgula, claro. Dono de uma fortuna pessoal estimada US$ 900 milhões (R$ 3,46 bilhões), ele e Sean Combs – que tem um pouquinho mais na conta – são os únicos dois rappers com chances reais de se tornarem bilionários em um futuro próximo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter