Publicidade
Marina Abramovic já está em São Paulo para a exposição || Créditos: Getty Images
Marina Abramovic já está em São Paulo para a exposição || Créditos: Getty Images
Marina Abramovic já está em São Paulo para a exposição || Créditos: Getty Images

Marina Abramovic já está em São Paulo para abrir sua exposição no dia 10 de março, no SESC Pompéia. A mostra “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI” será dividida em duas partes: A primeira chamada “Terra Comunal – Marina Abramovic” é a maior retrospectiva da artista já realizada na América do Sul. Já a segunda, “Terra Comunal – MAI”, é considerada a mais abrangente experiência já realizada pelo instituto que leva o nome dela. Além disso, ao longo de dois meses de exposição, artistas e admiradores do trabalho de Marina poderão participar de experiências com ela e ainda bater papos informais com a artista. Aos detalhes!

*

“Terra Comunal – Marina Abramović”

Com curadoria de Jochen Volz – curador-chefe da Serpentine Galleries de Londres – e assistência de Catarina Duncan e Sidney Russell, faz a retrospectiva dos 40 anos de carreira de Marina Abramovic, com objetos que podem ser tocados, vídeos históricos e instalações de imersão. As performances mais comentadas da artista na última década poderão ser revistas. Quais são elas?

* The House with the Ocean View – foi realizada na Sean Kelly Gallery, em Nova York, em 2002. Marina ficou dias dentro de uma galeria sem comida, leitura e em silêncio, enquanto as pessoas a observavam. Essa instalação também traz uma gravação em que Abramovic narra suas ações durante a performance original.

* The Artist is Present – foi realizada no MoMA, em Nova York, em 2010. Marina ficou sentada em uma cadeira e em silêncio. Os visitantes eram convidados a se sentar em frente, apenas para contato visual.

* 512 Hours – vídeo inédito, baseado na performance realizada em 2014, na Serpentine Gallery, em Londres, em que Abramovic interagiu diretamente com o público sem qualquer tipo de mediação. Os participantes fizeram exercícios simples como olhar para uma parede branca, andar em câmera lenta ou contar grãos de arroz.

* Transitory Objects for Human Use – instalação que mostra a relação de Marina com o país em que está. Por aqui, os 13 objetos expostos são resultados das pesquisas da artista por cristais e outros minerais brasileiros e suas influências sobre o corpo e a mente humana.

 Crystal Cinema, Confession, Inner Sky, obras e intervenções de Marina Abramovic || Créditos: Divulgação

Crystal Cinema, Confession, Inner Sky, obras e intervenções de Marina Abramovic || Créditos: Divulgação

“Terra Comunal – MAI”

Com curadoria de Marina Abramovic e das artistas Paula Garcia e Lynsey Peisinger, é a maior experiência do instituto da artista. Primeiro, será aplicado o Método Abramovic, com exercícios criados por ela que exploram o limite do corpo e da mente.

* Cadeiras, bancos, camas e pedestais feitos de madeira e cristais brasileiros foram espalhados pelo Sesc Pompeia para a interação e os exercícios. As pessoas vão poder interagir com os objetos e andar em câmera lenta para desacelerar o corpo, a respiração e os pensamentos. São duas horas de exercícios, precedidos de 30 minutos para a preparação. Cada sessão (gratuita) contará com 100 inscritos.

* Interessados ainda vão poder bater papos com Marina, em oito encontros pré-agendados. A ideia é fazer uma reflexão sobre a performance e a arte material.

* Mostrando que está ligada na arte do Brasil, Marina e as curadoras Lynsey Peisinger e Paula Garcia convidaram oito artistas nacionais para apresentarem seus trabalhos, produzidos de acordo com as propostas do MAI. São eles: Ayrson Heráclito (BA); Fernando Ribeiro (PR); Grupo Empreza (DF/ GO); Maikon K (PR); Marco Paulo Rolla (MG); Maurício Ianês (SP); Rubiane Maia (ES) e Paula Garcia (NY).

Serviço:
Exposição: “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 | Não dispõe de estacionamento
De 10 de março a 10 de maio de 2015. Entrada gratuita.
Mais informações, clique aqui

 

Renata Martins, Marina Abramovic e Sofia Carvalhosa em São Paulo || Créditos: Reprodução Facebook
Renata Martins, Marina Abramovic e Sofia Carvalhosa em São Paulo || Créditos: Reprodução Facebook

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter