Olivier Anquier desembarcou na Austrália em outubro do ano passado para gravar mais uma temporada do seu programa “Diário do Olivier”, apresentado no canal GNT há 19 anos. Ele e equipe desbravaram o país por aproximadamente 30 dias para gravar os 13 episódios com duração de 1h30. Para comemorar o lançamento da temporada, Olivier armou uma aula gastronômica com a presença do embaixador australiano John Richardson na Soul Kitchen Lab, nos Jardins, nessa terça-feira. Confira abaixo alguns highlights do que Olivier contou sobre a viagem.
Turistando
“O turismo é um dos grandes responsáveis pelo PIB. O povo australiano sabe fazer turismo muito bem. Sabe receber, organizar, preservar e valorizar o que justamente traz turista. A natureza, as praias são muito bem preservadas. Daí eu fico pensando naquele riozinho em São Conrado no Rio de Janeiro, que atravessa a praia e eu nunca vi peixinho. É essa a diferença. É muito bom de ver que é possível”, contou ele que fez sua primeira parada na ilha Kangaroo. “A ilha fica no sul da Austrália e é muito encantadora. Primeiro porque ela vive apenas do que produz. Seja vegetal, animal, energia, tudo é produzido lá.”
Descobertas
O país se destaca na criação de ovelhas. A carne de cordeiro e a lã são muito famosos e eles tiveram a oportunidade de gravar em uma sheep station, as fazendas de cordeiro. “Tem fazendas gigantescas e é muito tradicional. A alimentação em geral é a base de carne e peixes. As famílias têm o costume de cozinhar em casa e se sentar à mesa. Muito churrasco, afinal a qualidade da carne é excepcional. E tive a oportunidade de conhecer a carne de canguru que até então não tinha comido. Fui numa aldeia aborígene para eles me preparem da maneira mais simples do mundo e foi uma descoberta interessante, no sentido bom. A maneira de preparar era bem roots e foi surpreendente. Descobri também esta sobremesa australiana a Pavlova. E todo o leque de frutos do mar. Eles têm as águas mais ricas do mundo e por isso os crustáceos são sensacionais.”
Dificuldades
Durante a viagem um membro da equipe atropelou de moto um canguru na estrada. Um dos momentos mais tensos do programa, segundo o diretor Gui Vieira, “o canguru saiu da moita e pegou a moto de um deles”.
“Tem-que-ir”
“Não é um país para se passar uma semana de férias porque é muito longe. Mas tem que ir uma vez na vida. Ah, me apaixonei pelo Fish Market de Sidney é incontornável. Animal, literalmente.”
O programa estreia nesta quinta-feira as 20h30 no canal GNT. Não vai perder!