Publicidade
Lavandário / Crédito: Getty

Os óleos essenciais estão cada vez mais fazendo parte do dia a dia das pessoas ao redor do mundo e a aromaterapia, técnica natural que utiliza o aroma liberado pelos diversos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, tem se tornado uma área em expansão.

Os motivos pelo qual esse movimento vem acontecendo são muitos, sendo alguns deles o fácil acesso aos óleos essenciais, o aumento das formações especializadas, a divulgação na grande mídia (incluindo a aprovação do SUS como abordagem reconhecida pelo Ministério da Saúde) e os conteúdos disponíveis nas redes sociais.

E o óleo essencial mais conhecido é, sem dúvidas, o de lavanda, usado por conta de sua delicadeza e por não apresentar nenhuma contraindicação. Mas o seu uso vai muito além dos tradicionais que vemos por aí, como em velas aromáticas, por exemplo. O produto também faz bem para a pele e hábitos de sono, isso porque esse óleo poderoso possui propriedades hidratantes e calmantes.

De acordo com a aromaterapia, o óleo de lavanda é perfeito para reequilibrar a barreira natural da pele quando está muito seca. Além disso, ele inibe as bactérias que podem causar infecções da pele e ajuda a equilibrar a secreção de sebo cutâneo. Por isso, você pode misturar o óleo em bases neutras de cremes hidratantes ou até mesmo aplicar diretamente na pele.

Como calmante, o óleo essencial de lavanda é perfeito para aliviar a mente e o espírito, ajudando também na insônia. Alguns também dizem que a lavanda ajuda com a ansiedade, o que acaba também afetando a saúde da nossa pele de maneira positiva. Se você está na dúvida se pode ou não usar, fique tranquilo: óleo é geralmente adequado para todos os tipos de pele, mas é particularmente bom para peles secas ou sensíveis.

Outras maneiras de usar são: pura com um queimador de óleo ou difusor para estimular o sono, ou também em massagens, para compressa e picadas de inseto. O melhor? Você encontra o óleo essencial por volta de R$30, em casas especializadas em aromaterapia.

E caso você queira ir mais fundo nesse mundo, nós te recomendamos outros quatro óleos, além do óleo de lavanda, para te acalmar. É importante ressaltar que os óleos abaixo não podem ser usados puros na pele, como é o caso da Lavanda.

Óleo essencial de Ylang Ylang

O óleo composto pela flor Ylang Ylang é bastante utilizado como alternativa para o tratamento da insônia, ansiedade, estresse e demais questões emocionais.

Óleo essencial de Manjerona

De fragrância suave, é considerado um excelente relaxante e reconfortante, auxiliando em casos de insônia, ansiedade, tensão nervosa, estresse e dores de cabeça. Esse óleo promove também o relaxamento muscular, colaborando para uma noite tranquila. Uma forma de uso eficiente é colocar 5 gotas no aromatizador elétrico, com água, e deixar no quarto durante 1 hora antes de dormir.

 Óleo essencial de Bergamota

De aroma muito agradável, é relaxante e antidepressivo, indicado em casos de insônia, tensão nervosa e estresse. Pode ser usado no colar aromático (1 a 3 gotas) ou no aromatizador de ambiente elétrico (5 a 8 gotas com água).

Óleo essencial de Laranja

Com notas cítricas e aconchegantes, esse é um dos óleos essenciais indicados para quem sofre de insônia. Melhora o humor e é um excelente relaxante noturno. Vale utilizá-lo no aromatizador para deixar o quarto com um cheiro especial

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter