Publicidade
Autorretrato de Andy Wahrol

Um dos fundadores da pop art comemoraria 87 anos nesta quarta-feira. Andy Warhol nasceu em Pittsburgh no dia 6 de agosto de 1928 e morreu no dia 22 de fevereiro de 1987. Glamurama, fã da arte e do personagem, reuniu algumas curiosidades sobre Warhol, que nos 1960 trouxe para o mundo os conceitos da publicidade e da produção em série aplicados na arte, inventando uma nova forma de se comunicar, com traços livres e diversas técnicas. Mas Wahrol era muito mais que isso, uma personalidade excêntrica… Confira!

pdir0287Hi_j0098.JPG

1. Money, money – Um de seus quadros mais conhecidos, com notas de dólar (vendido em 1986 em um leilão em Nova York por US$385 mil), foi pintado a partir de uma falta de inspiração de Warhol, quando ele pediu ajuda de 15 pessoas para darem sugestões do que pintar. Foi então que uma amiga perguntou: “Do que você mais gosta na vida?” E daí veio a ideia dos dólares…

Dallesandro_Joe_1970_06_22__0035.jpg
Joe Dallesandro

2 . Felino – Andy tinha um muso, o ator Joe Dallesandro, que foi descoberto pelo artista aos 18 anos. D’Allesandro tornou-se ícone gay com filmes polêmicos e memoráveis do artista, que tratam da cultura dos homossexuais. Assista “Four Stars”, por exemplo.

Jean-Michel Basquiat

3 . Becos e porões – Jean-Michel Basquiat e Andy Wahrol foram grandes amigos, apesar de os críticos afirmarem que a aproximação entre os dois era por puro interesse de ambos. A relação parece ter sido verdadeira, tanto que foi retratada no filme “Basquiat” (1996). A direção é de Julian Schnabel, com Jeffrey Wright como Basquiat e David Bowie como Andy Wahrol.

00d/24/arve/g2005/016
Da esquerda para a direita: Paul Morrissey, Nico, Warhol e Gerard Malanga

4 . Sons da América – Velvet Underground, banda de rock de Nova York que esteve na ativa entre 1966 e 1970, foi empresariada por Warhol. Ainda hoje é influência para os grupos de rock. Lançou a cantora Nico e teve o ícone pop Lou Reed como vocalista.

Andy e Pelé juntos durante a produção do quadro

5 . Gol do Brasil – Nosso país não ficou de fora das obras do artista, que retratou Pelé, o rei do futebol e nossa personalidade pop.

98l/42/huty/12862/19
Warhol e seu “cabelo” branco

6 – Força na peruca – O cabelo liso e branco –marca registrada de Andy Warhol– na verdade era uma bela peruca.

E seu lado feminino…

7 . Meu marketing – Ah, ele foi assumidamente gay, mas dizia mesmo que era casado com a televisão e com o gravador.

8 . Under – Ele era frequentador do submundo de Nova York e muito amigo de travestis e drag-queens que também viviam por lá, tanto que realizou filmes experimentais em 16 mm e se tornou uma das figuras mais conhecidas do cinema underground ao retratar esses “personagens reais”. No vídeo acima, um compilado com os principais filmes de Warhol: “Screen Tests”, “Empire”, “Sleep”, “Kiss”, “Eat” e “Blow Job”, tendo como trilha-sonora a música “Heroin”, de Velvet Underground.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Março

Dia 26 de Março

Moda atemporal Através de hábeis jogos de recortes e proporções, a marca Alfie transformou o contraste entre o...

Instagram

Twitter