É oficial! O sempre fervidíssimo Carnaval carioca vai diminuir de tamanho este ano. E já tem folião tenso com a notícia. Fato é que o número de blocos carnavalescos que fazem o seu tradicional “repeteco” será reduzido. Ao todo, serão 509 desfiles de 473 grupos. Blocos icônicos como Banda de Ipanema, Carmelitas e Simpatia é Quase Amor podem ser afetados pela medida, que também vale para ensaios abertos e apresentações paradas. A redução maior será feita na Zona Sul, que terá uma queda de 20% no número de desfiles na orla.
O objetivo é tentar minimizar os efeitos das passagens das agremiações nas áreas residenciais e reduzir o estresse com os moradores de cada bairro. Segundo a Riotur, as reuniões que levaram à decisão foram feitas no ano passado com os blocos, órgãos públicos, associações de moradores e o Ministério Público.
Ainda não há uma lista fechada das agremiações que serão os atingidas, mas a medida deve afetar 79 blocos. Um deles é a Banda de Ipanema, que normalmente realiza três desfiles: um na semana anterior ao Carnaval, um no sábado e um na terça-feira de Carnaval, levando cerca de 90 mil pessoas para a região da Praça General Osório. Aguarde mais detalhes!