Na Cidade das Artes, o segundo dia do Rio2C, ocorrido ontem, 5 de junho, foi marcado por discussões impactantes e insights valiosos. A nova edição do maior encontro de criatividade da América Latina, que vai até 9 de junho, aborda com uma programação robusta, norteada pelo tema “The Age of Awareness” (“A Era da Consciência”).
Conteúdo nacional
O painel “Acontece Globo: Um Compromisso com o Brasil”, apresentado por Luciana Huck, trouxe executivos e talentos da Globo para discutir a relevância do audiovisual brasileiro no competitivo mercado internacional. Com um investimento anual de R$ 5 bilhões em conteúdo e tecnologia, a Globo reafirmou seu papel como uma das principais fomentadoras do setor e produtoras independentes. A discussão abordou a inovação tecnológica e criativa, a viabilização de projetos ambiciosos e a importância do conteúdo no debate social de questões cruciais para o desenvolvimento do país.
Amauri Soares, Head do Canal TV Globo, destacou durante sua fala: “Compromisso é uma palavra profunda. Sintetizar o compromisso da Globo com o Brasil é desafiador e, ao mesmo tempo, resume tudo o que fazemos. Nosso compromisso é estar junto com a sociedade, como uma ferramenta de construção de melhorias e avanços. No ano que vem, completaremos 60 anos de história no Brasil, e nossa missão é produzir conteúdo brasileiro para o mundo.”
Brasilidade e moda global
Outro destaque do dia foi o painel “A Nova Brasilidade no Mercado Global da Moda” com Isa Silva, Alessandra Marins, Marcia Kemp e Augusto Mariotti. O Brasil, reconhecido por sua autenticidade, originalidade e criatividade na moda, movimentou mais de US$ 956 milhões em exportações em 2023. Os participantes discutiram como a moda brasileira tem promovido a imagem e a influência do país no exterior, explorando tendências emergentes, desafios e oportunidades.
Isa Silva, uma das principais estilistas de moda sustentável e inclusiva, agenciada da Casé Fala, trouxe uma perspectiva humanizada para o debate: “Se a marca não dialoga comigo porque eu vou comprar dessa marca? Elas precisam dialogar com corpos e pessoas reais e não trazer algo que as pessoas não se identificam. Então, por isso, é que hoje eu faço grandes colaborações com marcas e reforço dizendo que a gente tá no momento certo e na hora certa de fazer a moda brasileira prosperar ainda.”
Os painéis de ontem mostraram a força e a diversidade da criatividade brasileira, destacando como o país está se posicionando no cenário global. A Rio2C continua a ser uma plataforma essencial para o intercâmbio de ideias, inovação e colaboração, impulsionando o mercado e aprofundando a interconexão de saberes.
A programação segue até o dia 9 de junho, prometendo mais encontros inspiradores e discussões profundas. Fique atento às próximas atividades e para saber mais sobre a programação do Rio 2 C acesse: https://www.rio2c.com/programacao/