Lugar de fala é para ser respeitado, por isso no Dia Nacional da Consciência Negra, nesta sexta-feira, Glamurama buscou a opinião de personalidades negras das mais diversas áreas para falarem sobre a importância da data, que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares e foi instituída para ressaltar a importância da representatividade e da discussão em torno do preconceito racial e desigualdade social, ainda presentes na sociedade. Vem saber a opinião deles.
José Vicente – Fundador e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares
“É uma data destacadíssima e importantíssima e de grande representatividade para mim. Eu gostaria, e estou trabalhando para ser uma data do mesmo fundamento para todos os brasileiros. Essa Consciência Negra é a consciência que todos precisam ter. O Zumbi dos Palmares fez sua luta de libertação e autonomia para todos os brasileiros. É um dia que, além de ser comemorado tem que ser ressaltado. Deveria ser um feriado nacional”.
Thelminha, médica e ex-BBB
“A semana da Consciência Negra representa para mim o orgulho de poder olhar em volta e perceber que pessoas negras estão cada vez mais lutando pra conquistar diferentes espaços, e estão conquistando. E para as pessoas brancas é uma oportunidade de refletir sobre a nossa história, de valorizá-la e de cada vez mais ter atitudes antirracistas, que não devem ser tomadas somente na semana da Consciência Negra, mas durante o ano inteiro”.
Jaqueline Conceição, Antropóloga
“Dia 20 de Novembro simboliza a memória e a trajetória de milhares de homens e mulheres pretos e pretas, que tem dedicado sua vida a luta antirracista no Brasil. Não só os grandes nomes históricos como Abdias no Nascimento, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Mano Brown e tantas outras figuras importantes; mas principalmente de pessoas anônimas que fazendo Carnaval e samba, cultivando os orixás nos terreiros, ensinando capoeira vão mantendo vivas as memórias de nossos ancestrais e nos ensinando a sermos nós mesmos: afrodescendentes. Que dia 20 de novembro seja o dia que nos voltamos para referenciar nosso grande ancestral Zumbi e tudo o que ele representa, e que Zumbi mesmo também olhe por nós sendo o caminho seguro para todas as pessoas que lutam contra o racismo no Brasil”.
Taisa Machado, fundadora do projeto Afrofunk
“As datas são importantes pra não nos deixar esquecer das lutas por igualdade, dos antepassados e principalmente do valor da comunidade preta no Brasil mas é importante que a gente se conscientize que o mais importante é pressionar o Estado por políticas públicas de reparação histórica e inclusão social. O racismo é um câncer social e a ética colonial mata. O letramento racial é fundamental para o desenvolvimento saudável da nossa sociedade”
Viviane Ferreira, cineasta e ativista (Presidente do Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2021)
“A cada ano, o dia 20 de novembro tem se consolidado como uma data importante para lembrar a sociedade brasileira de que todos os dias nesse país é preciso protegermos as vidas das pessoas pretas, já que nossas existências seguem sendo ameaçadas sistematicamente.”
Nego do Borel, cantor
“Eu vejo o dia da Consciência Negra, como um dia a mais para reflexão. Para pensarmos e nos perguntarmos: por que consciência negra? A discriminação contra homens e mulheres pretos é sim uma realidade, bem cruel no país e deve ser combatida. Queria muito que toda a relevância desse dia que nos traz à memória Zumbi dos Palmares, que é um herói nacional e o único da história brasileira construído pelo povo, de baixo para cima. Um herói não só dos negros, mas da pátria se estenda para os outros dias do ano também. Porque o novembro é preto, mas precisamos fazer disso mais do que um calendário sentimental em que tentamos limpar nossos traumas raciais envolvendo pretos e brancos, um como vítima e o outro, inseparável dos privilégios que tem, como patrocinador do racismo. Nós, como pessoas pretas, sofremos isso o ano todo, lutando contra a negação da violência, e aumentando cada dia mais as tristes estatísticas do desemprego, a pobreza e o genocídio, que atingem muito mais nós negros. Acho importante essa data para levantar mais discussões sobre esse assunto, e sonho muito que a conscientização que ela sugere, continue o ano inteiro. Torço para que não seja só uma semana, duas, um mês, ou só um movimento da internet, ou simplesmente por conta do feriado”.