Publicidade
Qualquer viagem fica mais doce com um bom sorvete || Créditos: Getty Images
Qualquer viagem fica mais doce com um bom sorvete || Créditos: Getty Images

O verão pode até ter acabado no Brasil  – apesar do calor ainda não ter dado sinais de que está partindo – mas a temporada mais aguardada do ano está prestes a começar no hemisfério norte e Glamurama aproveita para indicar alguns dos melhores lugares para se saborear aquele gelato caprichado que torna qualquer viagem mais agradável e doce.

Pra quem está de malas prontas para pegar um solzinho em terras estrangeiras nos próximos meses, ou simplesmente quer ficar a par de dicas preciosas, é só continuar lendo… (Por Anderson Antunes)

A Sweet Salvation, em Dubai || Créditos: Reprodução

Sweet Salvation, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Endereço: City Walk, Al Wasl Road Parcel 3439448, Building L12-06, Unit 8-01

Assim como tudo na cidade, os sorvetes da Sweet Salvation são do tipo grandiosos e elaboradíssimos. O menu inclui cones “extra large” com coberturas de cookies e afins em porções generosas, tudo isso servido em um ambiente com decoração caprichada assinada pelo escritório de arquitetura canadense Navigate Design e em pleno centro turístico de Dubai.

Senhor sorvete: vai um gelato à chinesa aí? || Créditos: Reprodução

Mister Artisan Ice Cream, em Vancouver, no Canadá

Endereço: 1141 Mainland Street, Vancouver, BC V6B 5P2

Como o nome indica, os sorvetes aqui são artesanais e criados pela dupla Michael Lai e Tommy Choi, donos do estabelecimento. Eles usam nitrogênio líquido para fazer misturas congeladas e buscaram inspiração para suas receitas em viagens pela Ásia. A parte cool é que o Mister Artisan fica em um antigo depósito de 1912, totalmente restaurado e decorado em clima minimalista pelos arquitetos da firma canadense Scott & Scott.

Sorvete também é arte || Créditos: Reprodução

Museum of Ice Cream, em Miami, nos Estados Unidos

3400 Collins Avenue, Miami Beach, FL 33140

A gente já falou deles, lembra? Inaugurado no começo de 2017 e patrocinado pelo pessoal do Tinder, o Museu do Sorvete de Nova York tem filial em Miami, nesta última em versão pop-up só até 29 de abril. Além de sorvetes mil no menu, tem ainda uma versão especial da famosa torta de sorvete de limão da Flórida. Fica em um prédio antigo de South Beach com decoração à la diner americano dos anos 1950, muitas luzes de neon e – acredite! – areia rosa cinética pra dar o clima praiano a poucos passos da badalada Collins Avenue.

Que tal umas braçadas nessa piscina? || Créditos: Reprodução

Museum of Ice Cream, em São Francisco, nos Estados Unidos

Endereço: 1 Grant Avenue, San Francisco, CA, 94108

A proposta é a mesma da sede de NY e do endereço temporário de Miami, porém com um diferencial: a filial pop up de São Francisco, uma das cidades com população mais jovem dos Estados Unidos, tem até piscina de sprinkles, floresta de mint e pista de dança com chuva de confetes. Tem como não se animar? A melhor parte: O Museu do Sorvete de lá fica aberto até 29 de maio.

A tradição milanesa não ficou de fora || Créditos: Reprodução

Pasticceria Marchessi, em Milão, na Itália

Endereço: Via Santa Maria alla Porta, 11/a, 20123, Milão

Aqui o negócio é mais “adulto”, até porque a origem do point sorveteiro data de 1824. E a tradição na produção da sobremesa é justamente o forte deles, que trabalham com receitas de família e recentemente expandiram os negócios: além do endereço original na Via Santa Maria alla Porta há ainda outros dois, na Via Monte Napoleone 9 e na Galleria Vittorio Emanuele II. Em todos, a garantia de satisfação total, com destaque para a irresistível “crostata”, que vale muito pedir.

A próxima parada do sorvete || Créditos: Reprodução

La Prossima Fermata, em Milão, na Itália

Endereço: Via Melchiorre Gioia, 131, 20125, Milão

Outra da capital italiana da moda: a La Prossima Fermata (“A Próxima Parada”) ganhou novo visual recentemente pelas mãos dos profissionais do Studio Work. O linóleo, a pedra e a madeira caracterizam o espaço, que tem ares de laboratório moderno. Mais engenhosas ainda são as combinações de sorvetes, que atraem multidões, sobretudo as de frutas. Aberto sempre até tarde, é considerado um ótimo lugar pra paquerar, viu?

Os poloneses também entendem do assunto || Créditos: Reprodução

Lody Dudek, em Mielec, na Polônia

Endereço: Mickiewicza 24a, Mielec 39-300

Com um dos invernos mais rigorosos da Europa é justo dizer que os poloneses entendem bem de coisas geladas. Trocadilhos à parte, a Lody Dudek foi fundada em 1986 em Szczucin, no sul da Polônia, e hoje é uma rede de sorveterias da melhor qualidade. Ainda sob o controle da família Dudek, atualmente em sua terceira geração, a empresa ganhou nova sede em Mielec, no sudeste do país, com projeto do escritório Pigalopus e cores inspiradas nos itens do cardápio, que contém sorvetes de banana, maçã, limão, mirtilo, tiramisu, Nutella… Hmmm!

O bar do sorvete de Praga || Créditos: Reprodução

Parlor, em Praga, na República Tcheca

Endereço: Křižíkova 197/37, 186 00 Praha 8-Karlín

A sorveteria nasceu de um projeto de seu cofundador, Lukáš Prokop, que percorreu os EUA em busca de inspiração para suas receitas até encontrar o que queria em São Francisco. De volta à terra natal, Lukáš se juntou ao especialista em biscoitos Míš Odstrčilová e juntos fundaram o café, que serve basicamente biscoitos e sorvetes combinados com um sem número de coberturas. Mais tarde, a dupla adicionou ao cardápio smoothies e até coquetéis de vinhos, o que ajuda a atrair a clientela noturna. A decoração, que lembra um bar, é assinada pelas arquitetas Lenka Míková e Markéta Bromová.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter