A primeira edição online do Festival Ubuntu está com inscrições abertas. O evento, que acontece dos dias 19 a 25 de abril, tem como tema central “O Encontro da África com o Brasil” e tem como propósito identificar e contemplar entidades e artistas das periferias do Estado de São Paulo. O Festival tem apoio do G10 Favelas, da Fundação Brasil Meu Amor e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através de recursos do Proac Lab! e é realizado pela é Versa Cultural.
Para isso, serão selecionados 21 projetos em sete eixos da Economia Criativa, são eles: Audiovisual e Novas Tecnologias, que abrange as atividades ligadas à associação de som e imagem e suas correlações, por meio de produções ficcionais e não-ficcionais; Literatura, onde poderão se inscrever autores de contos, crônicas, poesia e demais gêneros literários, além de administradores de sebos, bibliotecas, lojas de livros e pequenos empreendimentos; Gastronomia, para os profissionais, empresas e entidades que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos para a comunidade; Artes Plásticas e Manuais, que abrange artesãos, pintores, escultores, caricaturistas, costureiras, cenógrafos, figurinistas, bordadeiras e mais; Hip-Hop, destinado à participação de artistas/promotores do segmento; Ritmos, que envolve a participação de cantores, bandas, bailarinos e capoeiristas e, por fim, Teatro.
A premiação será entregue por módulo com o prêmio de R$ 5.000,00 para cada trabalho. Já os módulos definidos como ‘oficina’, a premiação é de R$ 3.000,00 para cada trabalho selecionado. O cronograma do Festival será dividido por eixo e em cada dia serão exibidos os três projetos escolhidos.
Os trabalhos inscritos serão avaliados por sete curadores, cada qual com sua especialidade. Para participar, basta preencher um formulário online no site até o dia 17 de março.