Imagem de São Cosme e São Damião

O dia mais doce do ano chegou! Viva São Cosme e Damião

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Cosme e Damião || Créditos: Istock

O dia mais doce do ano chegou! Nesta sexta-feira estamos comemorando o dia de Cosme e Damião, os gêmeos médicos que passaram a vida ajudando os necessitados sem cobrar nada por isso. Conhecidos como protetores dos farmacêuticos, médicos e crianças, aos sete anos já faziam curas e davam doces aos pequenos doentes como forma de amenizar a tristeza deles.

Reza a lenda que, quando eles tinham 17 anos, curaram o filho do imperador que estava desenganado pelos médicos. Após esse milagre, o tal imperador ordenou que eles cuidassem exclusivamente dele, mas os gêmeos se recusaram, dizendo que seus conhecimentos eram para ajudar o povo. O rei furioso mandou torturar e decapitar os dois.

Para os católicos, o dia de São Cosme e Damião é celebrado em 26 de setembro e, no candomblé e umbanda, no dia 27. Em muitos Estados do Brasil as pessoas saem às ruas distribuindo doces e brinquedos para festejar. Vários famosos são devotos dessa dupla, como Regina Casé, Isabela Capeto, Carlinhos Brown, entre outros. E Glamurama, claro!

 

Você também pode gostar