Nem mesmo a pandemia de Covid-19 atrasou as obras do “Coração da Europa”, um dos maiores projetos imobiliários em curso no mundo nesse momento, e que está sendo erguido em Dubai. Trata-se de um complexo turístico e residencial batizado “The Heart of Europe” e apelidado “ThehoE”, alusão às siglas do original em inglês, que fica distante cerca de quatro quilômetros da costa do emirado árabe e possui seis ilhas artificiais satélites e outras 300 menores nos arredores.
Orçado em US$ 5 bilhões (R$ 25,3 bilhões), empreendimento nababesco foi pensado para retratar o requinte das regiões mais famosas do velho continente no Oriente Médio, e contará com pistas de esqui em pleno deserto de lá, além de ilhas inspiradas na Itália, na Alemanha, na Suécia e na França, e até sua própria versão do Louvre, o museu mais famoso de Paris, onde o quadro mais caro já vendido em leilão na história será exposto permanentemente.
A melhor parte é que o “ThehoE” é, na verdade, apenas um pedaço do “The World” (“O Mundo”), cuja construção começou em 2003 e, como o nome indica, será uma emaranhado de hotéis, casas e edifícios comerciais e residenciais inspirados em alguns dos endereços mais cobiçados do mundo. Ironia das ironias, só a parte europeia do mega-projeto está perto de ficar pronta a tempo de receber os primeiros turistas e residentes já no ano que vem.
Os números por trás da área já erguida no “The World”, como quase tudo em Dubai, são de cair o queixo: 34 bilhões de toneladas de rochas e outros 320 milhões de metros cúbicos de área já foram depositados no local, que recentemente foi fotografado por astronautas da NASA diretamente do espaço. Uma vez inaugurado, terá capacidade para receber até 16 mil pessoas só na primeira fase, e 85% das 4 mil casas oferecidas já foram vendidas.
As mais procuradas, aliás, estão na “Suécia fake”, que até o momento já atraiu dez bilionários – oito do Oriente Médio e dois da Europa. Para os críticos, no entanto, o empreendimento não passa de um elefante branco, apesar de que eles são minoria. “As pessoas só querem saber de viver novas experiências”, disse o jornalista Richard Thompson, expert no mercado árabe de luxo, para a “CNN”, explicando porque o “The World” já pode ser considerado um sucesso.
Goste-se ou não da arquitetura de Dubai, o fato é que no emirado os projetos dessa magnitude, por maiores que sejam, sempre são entregues na data prometida. E novas fotos to “The World” e em especial do “Coração da Europa”, que já está quase pronto, deixam isso bem claro. Clica na seta da galeria aí embaixo pra ver essas imagens de cair o queixo! (Por Anderson Antunes)
*