Publicidade
Renato Noguera
Divulgação

A filosofia ensina tanto a pensar que se torna a base de tudo. O filósofo Renato Noguera, que também é ensaísta, professor e escritor, convida o público a refletir sobre os processos da perda em seu novo livro “O Que É O Luto?” (Ed. Harper Collins).

Em live com Joyce Pascowitch, Noguera disse que o tema se tornou muito presente nos últimos dois anos por causa da pandemia, o que fez com que antecipasse seu interesse de oesquisar e escrever sobre o luto.

“Eu já tinha interesse em falar das emoções em uma sociedade que propaga uma certa frieza e racionalidade. O amor e o luto se encontram na medida dos limites – o amor é um limite da condição humana, afinal, como o amor nos mobiliza? Já o luto é um sentimento que está diante das perdas [no geral], principalmente, da morte, mas não apenas dela”.

O filósofo explicou ainda por que é tão difícíl lidar com a morte e as perdas. Segundo ele, uma “certa defesa narcísica” cria fantasias nas pessoas de que o prazer e a satisfação são virtudes eternas.

“Não queremos entrar em contato com a realidade, afinal, quem amamos não é imortal. Não é nada fácil lidar com isso com maturidade”, disse.

Confira na íntegra o papo:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 23 de Abril

Dia 23 de Abril

Hoje vamos com as noticias mais estilosas da primavera A França, esse querido país da moda e da...

Instagram

Twitter