ENCONTRO MARCADO
Desde o ano passado, a editora Record vem atualizando os livros de Fernando Sabino (1923-2004) fazendo para cada um nova capa e projeto gráfico mais moderno. No dia 15 deste mês, é a vez de chegar às livrarias a nova edição do clássico do autor “O Encontro Marcado”.
Publicado pela primeira vez em 1956, este livro conta a história de Eduardo Marciano, um nadador que decide ser escritor, assim como o próprio Sabino. Rebelde e depressivo, o protagonista renega a vida burguesa e, aos poucos, seu drama interior evolui expondo os equívocos fundamentais que vinham frustrando sua existência e sufocando sua vocação. Ele acaba se afastando de todo mundo e das coisas materiais da vida cotidiana: o apartamento em que vive, o emprego, os livros.
O título da obra refere-se ao pacto firmado entre três amigos adolescentes que, quando terminam a escola, combinam de se encontrarem 15 anos depois, no mesmo lugar. Mas só Marciano vai ao encontro marcado.
“O Encontro Marcado” é a história de Sabino? Sim e não. Sim pela decisão de assumir sua vocação, não porque não se pode esquecer que, diferentemente de Marciano, ele manteve uma amizade estreita, íntima e que durou quase a vida inteira com Paulo Mendes Campos, Hélio Pellegrino e Otto Lara Rezende, formando o famoso grupo da literatura brasileira “Os Quatro Mineiros” ou “Os Quatro Mineiros do Apocalipse”.
Na verdade, “O Encontro Marcado” fala do desassossego não só de Sabino, mas de toda uma geração, melhor, de muitas gerações.
OUTRO
Além do romance “O Encontro Marcado”, a Record já lançou, por exemplo, a edição modernizada de “O Grande Mentecapto”, outro clássico de Fernando Sabino. Neste livro, uma novela picaresca, Viramundo, à procura de conflitos para resolvê-los heroicamente, vive uma sequência de peripécias em Minas Gerais, comportando-se sempre como o bem-intencionado, o puro, o ingênuo, mesmo submetido às artimanhas e maldades do mundo.
AGENDA DA VILA – 08 A 14/2
LV FRADIQUE
12/2 – Sexta –
Lançamento do CD “Carnaval Turbilhão”, com Mauricio Pereira & Turbilhão de Ritmos. Das 19h45 às 20h30.
13/2 – Sábado –
Oficina de Adereços para o Carnaval: Formas Fantásticas, com Aline Gandolla. Das 16h às 17h. Grátis, livre. 14/2 – Domingo – Carnaval na Vila com Furunfunfum. Das 15h às 17h.
LV LORENA
13/2 – Sábado –
Festival Cordel – Atividade com folhetos e livros da literatura de cordel, com Caravana do Cordel. Das 16h às 17h.
14/2 – Domingo –
Contação de Histórias: “Queria Ser Alta Como um Tuiuiú”, com Kiara Terra. Das 16h às 17h.
Oficina de Adereços para o Carnaval: Formas Fantásticas, com Aline Gandolla. Das 16h às 17h. Grátis, livre.
LV shopping CIDADE JARDIM
13/2 – Sábado –
Contação de Histórias: “O Monstro que Adorava Ler”, com Grupo Artemis de Teatro. Das 16h às 17h.
14/2 – Domingo –
Oficina de Carnaval: Móbile de Máscaras, com Luciana Siqueira. Das 16h às 17h.
Por Anna Lee