O gengibre se garante em vários tipos de prato e também em chás, sucos e drinques. Sem falar que é tudo de bom para a saúde e para manter o ponteiro da balança no seu devido lugar
por Fernanda Grilo e Márcia Rocha para a revista PODER de novembro
Nem sempre o sabor acentuado do gengibre rende amor à primeira vista – assim como costuma acontecer com boa parte das especiarias, aliás. Trata-se de um ingrediente, digamos, de temperamento difícil que exige habilidade do cozinheiro e boa vontade do comensal. Resolvida essa parte, porém, gengibre é tudo de bom: se garante em vários tipos de receitas e também em chás, drinques e sucos.
Essa raiz de origem asiática é muito presente na culinária dos países desse continente e atende pelo nome científico de Zingiber officinale. O gingerol é a substância responsável pelo sabor picante e também pelas reconhecidas propriedades anti-inflamatórias do gengibre. Mastigar lascas ou tomar chá de gengibre, por exemplo, ajuda a aliviar a dor de garganta e a dor muscular que costuma aparecer depois de uma sessão intensa de exercícios físicos. “Outra qualidade muito celebrada é a capacidade termogênica, ou seja, de elevar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias”, explica a nutricionista Daniela Jobst, membro do Institute for Functional Medicine, dos Estados Unidos. Por conta disso, o gengibre faz parte de um grupo de alimentos que nossos avós costumavam chamar de “quentes” – não no sentido literal, mas por conta de seu efeito sobre o metabolismo. Para se ter uma ideia, canela e pimenta fazem parte dessa categoria.
Segundo a nutricionista, o gengibre também ajuda no processo digestivo, aliviando náusea e enjoos. “Vale tomar um chá antes ou depois das refeições”, diz ela. Todos esses benefícios por um valor calórico irrisório, já que 100 gramas têm apenas 80 calorias.
Lótus – Salada de macarrão de arroz por Renata Vanzetto, Chef do Marakuthai
Ingredientes
- 10 g de macarrão de arroz
- 10 g de repolho roxo picado bem fininho
- 30 g de peito de frango cortado em tiras e puxado no azeite
- 1/5 de maço de agrão
- suco de 1/2 limão
- 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
- 1 colher (café) de gengibre picado
- 1 colher (café ) de pimenta-dedo-de-moça picada
- 1 colher (sopa) de gergelim branco
- 1 colher (sopa) de gergelim preto
- 1 colher (sopa) de castanha-de-caju picada
Modo de preparo
Cozinhar o macarrão em água fervendo por dois minutos. Lavar com água fria. Misturar todos os ingredientes num bowl e temperar com sal a gosto.
Passion Week por Rafael Welbert head bartender do Esquina Mocotó
Ingredientes
- 70 ml de cachaça branca
- 1 ramo de manjericão
- 10 g de gengibre fatiado
- 30 ml de polpa de maracujá natural
- 30 ml de suco de limão-cravo
- 35 ml de xarope de caju
- 70 ml de club soda
Modo de preparo
Xarope de Caju: Bater o caju no liquidificador para extrair o suco e coar bem. Em uma panela coloque 2/3 de açúcar do suco de caju no fogo baixo, misture com uma colher de silicone até dissolver o açúcar por 20 minutos. Deixar esfriar.
Drinque: Em uma coqueteleira coloque o gengibre e macere, acrescente os ingredientes, menos a club soda, e bata por cerca de 15 segundos. Em um copo longo com gelo coloque a club soda, coe o líquido e misture com uma colher levemente. Decore com o ramo de manjericão.