Publicidade
Anthony Quinn como o Corcunda, em uma das adaptações da história para o cinema, de 1956 || Créditos: Reprodução
Anthony Quinn como o Corcunda, em uma das adaptações da história para o cinema, de 1956 || Créditos: Reprodução

Foi o livro publicado por Victor Hugo em 1831 sobre um corcunda que vive na Notre-Dame de Paris que eternizou a catedral francesa no imaginário popular. Adaptado para a telona várias vezes e mais notadamente como um desenho da Disney, em 1996, a produção vai ganhar um remake em versão live action, conforme foi revelado no começo do ano, e algo que certamente adquiriu um novo significado diante da tragédia da última segunda-feira.

Mas a história fictícia sobre o recluso que habita a igreja mais famosa da França – e que tem sua importância exemplificada por lá diante do fato de que é o marco zero do país -, não é a única coisa que liga a Notre-Dame ao universo do cinema, e a seguir Glamurama relembra outras quatro produções de Hollywood que a destacaram.
Continua lendo… (Por Anderson Antunes)

Hawke e Delpy na cena icônica do filme || Créditos: Reprodução

“Antes do Pôr-do-Sol”, de 2004

Sequência do romance dramático francês “Antes do Amanhecer”, de 1995, o longa destaca a catedral em um de suas cenas mais importantes, aquela em que o personagem Jesse (interpretado por Ethan Hawke) divaga sobre como sua vida poderia ter sido diferente caso tivesse mantido um affair com Céline (papel de Julie Delpy). Não por acaso, é um clássico cult até hoje.

Outro desenho que consagrou a catedral, nesse caso da Pixar || Créditos: Reprodução

“Ratatouille”, de 2007

O desenho da Pixar que emocionou tanto quanto divertiu foi um sucesso, com mais de US$ 620,7 milhões (R$ 2,45 bilhões) faturados nas bilheterias internacionais. E parte disso se deve ao interesse do público pelos lugares mais famosos de Paris, em especial a Notre-Dame, que aparece no momento em que o amor de dois dos personagens principais é resumido para os cinéfilos.

Joseph Gordon-Levitt como o equilibrista Philippe Petit || Créditos: Reprodução

“A Travessia”, de 2015

Inspirado na história real do equilibrista francês Philippe Petit, vivido por Joseph Gordon-Levitt, o filme teve várias locações ao redor do mundo e uma delas foi a Notre-Dame, cuja distância entre as duas torres principais foi percorrida por Petit sobre uma corda em 1971.

Carla Bruni e Owen Wilson em cena : ao fundo, Notre-Dame || Créditos: Reprodução

“Meia-Noite em Paris”, de 2011

Parece que não há como fazer um bom romance cinematográfico sem usar a Notre-Dame como pano de fundo, como deixa claro o filme de Woody Allen. Estrelada por Owen Wilson na pele de um homem que viaja ao passado para encontrar seus ídolos literários, a comédia de fantasia “flerta” com a catedral na cena em que o ator aparece ao lado de Carla Bruni fazendo as vezes de uma guia de museu.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 17 de Abril

Dia 17 de Abril

3 boutiques de streetwear para descobrir em Paris Embora Paris seja conhecida por suas prestigiosas boutiques de luxo,...

Instagram

Twitter