Publicidade
clint-eastwood1
Clint Eastwood em “O Bom, o Mal e o Feio” (1966), de Sergio Leone || Créditos: Divulgação

Clint Eastwood completa 85 anos neste domingo. Diretor, ator, produtor, amante de jazz e talvez a figura viva mais importante da indústria cinematográfica de Hollywood hoje, Eastwood é republicano confesso e já foi até prefeito da Carmel, cidade da costa da Califórnia. Mais é a carreira dele no cinema que conquista os mais diferentes gostos. Glamurama presta sua homenagem, perguntando a quem entende do assunto: “Qual é o seu filme preferido de Clint Eastwood?”. Difícil escolha para nossos entrevistados. Confira as respostas abaixo e…vida longa a Clint Eastwood!

“Gran Torino” (2008)

2_mini kertiMin Kerti, cineasta: “Clint Eastwood dirigiu cerca de 40 filmes, não assisti a todos e nem todos a que assisti eu lembro, pois minha memória deixa a desejar. Porém, tem dois filmes dele que não me saem da cabeça. Um deles é ‘Gran Torino’, que vi no cinema, onde eu era a única pessoa na sala que ria daquela tragédia, encenada com humor negro e que me parecia tão familiar. Nesse filme,  Clint está perfeito no papel de Walt Kowalski, um veterano de Guerra reacionário .  O outro é  ‘Unforgiven’,  que é um filme cinematograficamente inesquecível.”

“Bird” (1988)

6_deborah osborn

Deborah Osborn, produtora de cinema: “O Clint Eastwood é um artista completo e multifacetado, um diretor e ator brilhante. É difícil escolher um único filme, mas, pela trilha sonora maravilhosa, atuação incrível do Forest Whitaker e direção sensível e acertada, elejo ‘Bird’ (1998), filme sobre a vida do saxofonista Charlie ‘Bird’ Parker . Bird é com certeza um dos filmes mais autorais de Eastwood, que é um fã declarado de jazz.”


“Os Imperdoáveis”(1992)
3 david pacheco

David Pacheco, cineasta: O meu preferido é ‘Os Imperdoáveis’. Pois além de renovar o western , nos conduz com maestria através da trama com todos os ingredientes que nos fazem saltar da cadeira do cinema a cada cena com uma emoção diferente! Sem falar nas atuações de Gene Hackman e Morgan Freeman, além do próprio Clint! Um Clássico!”

 “Perversa Paixão”(1971)

7_xico sa
Xico Sá, jornalista e escritor:“Sou fã de tudo do último macho-jurubeba do planeta, mas vou ficar com o seu lado B, um filme praticamente esquecido: ‘Play Misty For Me’ (‘Perversa paixão’), de 1971. Clint dirige e atua em um drama de amor que faz do ‘Atração Fatal’ um filminho água com açúcar. ‘Play Misty…’ é um terror amoroso genial.”

 “Três Homens em Conflito” ou “O Bom, o Mau e o Feio” (1966)

1_plinio profeta

Plinio Profeta, produtor, músico e compositor: “Sou muito fã!! Como diretor, ‘Unforgiven’, trouxe de volta o gênero western brilhantemente. Como ator, ‘O bom o Mau e o Feio’, de Sergio Leone, era gênio absoluto do cinema, sem ele hoje não teríamos Tarantino.”

Créditos: Antonia Pellegrino, escritora e roteirista:” ‘The good, the Bad and the Ugly’, faroeste de Sergio Leone, do tempo em que Clint não errava a pontaria.”

 “Cowboys do Espaço” (2000)

GHUSTAV-VON-HA

Gustavo Von Ha, artista: “Difícil escolher um filme dele, mas ‘Cowboys do Espaço’ é um dos meus preferidos, filme divertido e inteligente, daqueles que você pode ver a qualquer hora. Clint Eastwood dirigiu esse filme com a mão leve, é agradável de se ver. O resultado final é bem positivo; divertido na medida certa como poucos filmes e ainda emociona, pois mostra que a velhice não é a pior fase da vida, como algumas pessoas insistem em dizer.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter