Publicidade
11 de setembro || Créditos: Divulgação
11 de setembro || Créditos: Divulgação

Há exatos 19 anos, acontecia o atentado terrorista de 11 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos. Na data, as Torres Gêmeas foram atingidas por dois aviões sequestrados com os passageiros dentro. Cerca de 3 mil pessoas morreram no maior ataque da História, responsável por mudar os protocolos de segurança em aeroportos do país e desencadear teorias da conspiração. A seguir, conheça filmes e livros para entender melhor o episódio.

FILMES

Fahrenheit 11 de setembro

O filme de 2004, do diretor Michael Moore, gerou polêmica após criticar a gestão do então presidente George W. Bush, mas também foi aclamado ganhando a Palma de Ouro no Festival de Cannes no mesmo ano. No documentário, ele investiga os motivos pelos quais os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas liderados por Osama Bin Laden e o clima político durante o período que antecedeu a tragédia.

As Torres Gêmeas

A produção de Oliver Stone, de 2006, mostra a perspectiva de dois bombeiros que entraram nos prédios para socorrer as vítimas e ficaram presos no local quando as construções caíram. Baseado em fatos reais, o filme conta com a participação do ator Nicolas Cage no papel do sargento John McLoughlin, um dos protagonistas da trama. A dupla dele, o oficial Will Jimeno foi interpretado pelo ator Michael Pena. Eles foram dois dos 25 sobreviventes do episódio. O filme foi a primeira superprodução de Hollywood sobre o fato histórico e acabou gerando polêmica na época, com o diretor sendo acusado de tentar lucrar com a tragédia.

Voo United 93

O filme se passa em um quarto avião que teria sido sequestrado pelos terroristas, mas que não chegou a atingir os alvos, como foi o caso dos outros três (dois bateram nas torres do World Trade Center e um explodiu acima do Pentágono). De acordo com a trama do diretor Paul Greengrass, de 2006, uma ficção baseada em fatos reais, graças a um motim dos passageiros da aeronave da United Airlines, os sequestradores não conseguiram chegar ao seu destino final e atingir outro edifício que, supostamente, seria a Casa Branca. Porém, como o avião também acabou caindo, existem muitos mistérios em torno do caso.

LIVROS

Plano de ataque

O livro do pesquisador brasileiro Ivan Sant’anna mostra a vida dos homens que fizeram parte dos planos do 11 de setembro. O autor narra os episódios que fizeram da vida deles um drama e responde como os pilotos suicidas foram recrutados, quais treinamentos receberam e como a ideia para o atentado foi orquestrada.

11 de setembro

A obra do filósofo Noam Chomsky traz entrevistas feitas após o atentado e revela o pano de fundo que pode ser uma das causas do dia marcante. O livro é dividido em sete capítulos e tem dois apêndices: um com o relatório do departamento de Estado sobre as organizações terroristas internacionais e outro com sugestões de leitura para entender mais sobre o atentado.

Cidade pequena

O escritor Lawrence Block explica com detalhes em sua ficção o contexto de Nova Iorque após o dia do ataque. O suspense repleto de personagens profundos traz, por exemplo, a história de um homem marcado pelo trauma de perder sua família no atentado. Ele acaba iniciando uma espécie de vingança contra a própria cidade e passa a assassinar os cidadãos locais para tentar curar a sua dor. (Giorgia Cavicchioli)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter