Publicidade
Professor Aloprado, Harry Potter, Professora Sem Classe, Escola de Rock / Crédito: Reprodução

Nesta quinta-feira, comemoramos o Dia do Professor. A data foi criada para celebrar a importância dos profissionais que trabalham todos os dias, presencialmente ou à distância, para levar conhecimento a todo país. A origem do dia se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do Brasil. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

E é claro que, ao longo de anos, o cinema tem retratado esses profissionais em filmes de sucesso, como John Keating, de ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ (1990), Srta Watson, de ‘O Sorriso de Monalisa’, e muito mais. A seguir, confira os professores mais famosos do cinema que conquistaram o público, seja pelo jeito inspirador ou divertido de ensinar os alunos. Confira!

John Keating – “Sociedade dos Poetas Mortos”

Sociedade dos Poetas Mortos / Crédito: Reprodução

Interpretado por Robin Williams, John Keating é o novo professor de inglês de uma escola preparatória para meninos, que é conhecida por suas antigas tradições. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Entre os grandes ensinamentos de John estão a importância de aproveitar cada dia e o desapego da opinião de outras pessoas sobre você. Inspirador!

Srta Watson – “O Sorriso de Monalisa”

‘O Sorriso de Monalisa’ / Crédito: Reprodução

Katherine Watson (Julia Roberts) interpreta uma recém-formanda da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. No colégio, ela confronta os valores ultrapassados e inspira diversas mulheres a se verem como futuras líderes.

Mark Thackeray – “Ao Mestre, Com Carinho”

Ao Mestre, Com Carinho / Crédito: Reprodução

Talvez um dos filmes mais clássicos da lista, “Ao Mestre, Com Carinho” (1967) conta a história de Mark Thackeray (Sidney Poitier), um engenheiro que consegue emprego de professor numa escola da periferia de Londres, onde se depara com alunos que farão de tudo para que ele abandone o trabalho, como outros já fizeram. Adivinha o resultado?

Srta Honey – “Matilda”

Matilda / Crédito: Reprodução

Matilda (Mara Wilson) sempre foi apaixonado por aprender e, em uma época onde poucas mulheres iam à escola, ela finalmente consegue convencer os pais a frequentar uma instituição de ensino. Lá, ela conhece Srta Honey ( Embeth Jean Davidtz), uma professora apaixonada pela profissão que, além de ensinar, ajuda Matilda durante em questões pessoais.

Louanne Johnson – “Mentes Perigosas”

Mentes Perigosas / Crédito: Reprodução

Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer) abandona a vida militar para ser professora de inglês, mas logo na primeira escola em que trabalha já se depara com alunos difíceis de lidar. Como a professora não consegue a atenção da classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com caratê e músicas de Bob Dylan.

Dewey Finn  – “Escola de Rock”

Dewey Finn (Jack Black) é um rockeiro que, após ser expulso de sua banda, vai a uma escola e descobre crianças super talentosas após assistir uma aula de canto. No local, ele decide ensinar música para criar uma banda. O filme é extremamente divertido e tem referências à ‘Sociedade dos Poetas Mortos’, mostrando um professor revolucionário, com pensamentos modernos, em uma escola conservadora e rígida.

Minerva – “Harry Potter”

Harry Potter / Crédito: Reprodução

A franquia Harry Potter tem diversos professores na história, como Dumbledore e Snape, mas a homenageada de hoje é Minerva, interpretada por Maggie Smith. A professora de Transfiguração e Chefe da casa grifinória era rigorosa, não tolerava brincadeira durante as aulas e mesmo assim se tornou uma das personagens mais queridas pelos fãs.

Srta Halsey – “Professora sem Classe”

Professora sem Classe / Crédito: Reprodução

A comédia traz Cameron Diaz como Halsey, professora do ensino médio da John Adams Middle School de Illinois, que deixa a escola para se casar com o noivo rico. Mas, após ser abandonada por ele, Halsey se vê obrigada a retornar à escola, mesmo desinteressada pelos alunos. O filme pode não trazer um exemplo de professora, mas diverte.

Jerry Lewis – Professor Aloprado (1963)

Professor Aloprado / Crédito: Reprodução

Sherman Klump (Jerry Lewis) é um professor desajeitado e ridicularizado por diversas pessoas na escola, mas só após ele ser humilhado pelo treinador na frente de sua turma é que decide criar uma poção que o transforma em um homem atraente. A primeira versão do longa estreou em 1963. Anos depois, Eddie Murphy fez parte do elenco do remake de ‘Professor Aloprado’, dando vida ao protagonista.

Sr. Anderson – As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível / Crédito: Reprodução

Sr. Anderson (Paul Rudd) é o professor de inglês de “As Vantagens de Ser Invisível”. Na trama, além de compreensivo com os alunos, ele ajuda o protagonista Charlie (Logan Lerman) a fazer novos amigos e vencer um pouco da timidez através da literatura.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter