Publicidade
Woody Allen || Créditos: Getty Images
Woody Allen || Créditos: Reprodução

Woody Allen é muitas coisas: cineasta de inegável talento, um excêntrico por definição e protagonista de um dos maiores escândalos da história recente de Hollywood – o suposto abuso sexual de Dylan Farrow, a filha dele com Mia Farrow, quando ela ainda era criança. De qualquer maneira, Allen é responsável por dirigir clássicos da telona como “Pegue o Dinheiro e Corra”, “Manhattan” e mais recentemente “Um Dia de Chuva em Nova York” e completa 85 anos de vida nessa terça-feira. Cinéfilo de carteirinha, declarou inúmeras vezes que usa a maior parte de seu tempo livre para assistir os mais variados tipos de filmes.

Sendo assim, que tal ouvir a opinião de quem entende do assunto como poucos sobre quais são as melhores produções de cinema lançadas até hoje? A seguir, Glamurama lista os cinco que têm um lugar especial na cinemateca de Allen. Continua lendo… (Por Anderson Antunes)

Créditos: Reprodução

“A Grande Ilusão”, de 1937

Obra do francês Jean Renoir com roteiro de Charles Spaak, a produção também é ambientada em tempos de guerra (no caso, a Primeira Guerra Mundial). O título do filme é o mesmo de um livro publicado em 1909 pelo jornalista britânico Norman Angell, no qual ele argumenta que o motivo por trás de qualquer conflito entre nações geralmente
nasce de questões muito fúteis.

Créditos: Reprodução

“Cidadão Kane”, de 1941

Alguém falou clássicos? Considerado o maior em toda a história da sétima arte, o longa cheio de mistérios dirigido por Orson Welles é o favorito de muita gente em Hollywood, e Allen não é exceção.

Créditos: Reprodução

“Ladrões de Bicicletas”, de 1948

Um dos melhores trabalhos do italiano Vittorio De Sica, um dos ídolos de Allen. O filme é sobre a história de um pai desesperado em busca de uma bicicleta roubada, sem a qual o destino de sua família em um mundo pós-Segunda Guerra Mundial pode estar ameaçado. É drama puro do início ao fim!

Créditos: Reprodução

“O Sétimo Selo”, de 1957

Um dos filmes mais controversos de todos os tempos, é claro, tem lugar cativo na lista dos favoritos de Allen. Dirigido pelo sueco Ingmar Bergman, outro que ele idolatra, o drama histórico com ares de fantasia conta a história de um cavaleiro medieval em um jogo de xadrez com ninguém menos que a Morte.

Créditos: Reprodução

“A Rosa Púrpura do Cairo”, de 1985

Sim, o filme que o próprio Allen dirigiu é um dos prediletos dele. Quem estrela a produção ambientada nos anos da Grande Depressão é Mia Farrow, com quem o diretor foi casado entre 1980 e 1992. Curiosamente, a personagem da atriz é uma garçonete que foge para os cinemas a fim de fugir da triste realidade em que vive ao lado de um marido abusivo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter