Publicidade
598533617PB00199_22nd_Annua
598533617PB00199_22nd_Annua
598533617PB00199_22nd_Annua
Tina Fey || Créditos: Getty Images

Ela foi a primeira mulher a ganhar a posição de escritora-chefe do mais famoso show de comédia ao vivo da América, o Saturday Night Live (SNL), foi nomeada uma das “100 pessoas que moldam o nosso mundo” pela revista “Time”, se imortalizou como humorista e é uma das figuras mais polarizadoras da política mundial e ativista da luta pelo feminismo. Para comemorar o aniversário de 46 anos de Tina Fey nesta quarta-feira, reunimos 6 produções que tem o dedo dela por traz das câmeras e que mostram seu super talento.

“Saturday Night Live” 

5018196
Tina Fey e Amy Poehler em “Saturday Night Live”  || Créditos: Reprodução

“Saturday Night Live”, o mais famoso show de comédia ao vivo dos EUA,  gira em torno de uma série de sketches parodiando a cultura e a política americana, com um grande e variado elenco a cada semana. Tina passou a integrar o programa em 1997, e em 1999 tornou-se a primeira mulher a assumir o título de escritora-chefe do programa. Em 2000, começou a se apresentar em esquetes com o comediante Jimmy Fallon. Em 2004 ele foi substituído pela novata Amy Poehler, marcando assim a primeira vez que duas mulheres coapresentavam o programa. A dupla deu tão certo que Tina levou a parceria para diversos trabalhos.

“Meninas Malvadas”

3 mean girls
Tina Fey como Sra. Norbury no filme “Meninas Malvadas” || Créditos: Reprodução

Além de interpretar a professora Norbury no filme “Meninas Malvadas”, Tina Fey é roteirista do longa. A comédia tem Lindsay Lohan como a protagonista Cady e Rachel McAdams como a grande vilã Regina George. Ainda conta com Jonathan Bennett, Lizzy Caplan, Amanda Seyfried e Lacey Chabert. O filme se tornou um clássico do gênero teen. Seu diretor, Mark Waters, descreveu o filme como “o encontro de ‘As Patricinhas de Beverly Hills’ com Atração Mortal”‘. A história foi baseada no livro de não-ficção “Queen Bees and Wannabes”, que descreve o comportamento e segregação das garotas no colegial e o efeito que a popularidade exerce sobre elas.

“30 Rock”

4 30 rock
Tina Fey como Liz Lemon em “30 Rock” || Créditos: Reprodução

Tina também é a criadora da série “30 Rock”, de 2006, vagamente baseada em suas experiências como escritora do “Saturday Night Live”. O programa retrata os bastidores de uma série fictícia de comédia intitulada “The Girlie Show with Tracy Jordan”. Além de Tina no papel de Liz Lemon, traz os atores  Tracy Morgan, Jane Krakowski, Jack McBrayer, Scott Adsit, Judah Friedlander, Alec Baldwin, Katrina Bowden, Keith Powell, John Lutz, Kevin Brown, Grizz Chapman e Maulik Pancholy.

“Unbreakable Kimmy Schmidt”

1unbreakable-kimmy-schmidt-54fc58dc6359a
“Unbreakable Kimmy Schmidt” é escrita por Tina Fey || Créditos: Reprodução

Original, divertida e surtada, a primeira temporada de “Unbreakable Kimmy Schmidt” foi um dos destaques de 2015, oferecendo um mar de criatividade em um universo de sitcoms marcado pela repetição. Lançada pela Netflix, a série devolveu ao público aquele tipo de humor que estava fazendo falta há algum tempo. A série é escrita por Tina Fey, o que explica o sucesso. O enredo é centrado em uma mulher que temendo o apocalipse, é aprisionada por um pastor maluco num bunker durante anos e após ser resgatada, recomeça a sua vida em Nova York.  A segunda temporada, que estreou em abril, terá participação especial de Tina.

“Sisters”

5 irmas
Amy Poehler e Tina Fey em “Sisters” || Créditos: Reprodução

“Sisters”, lançado em janeiro deste ano, conta a história das irmãs Maura Ellis e Kate Ellis, que sempre foram muito diferentes, mas quando as duas descobrem que a casa da infância será vendida, decidem dar uma última festa para se despedir. A dupla que interpreta as protagonistas? Amy Poehler e Tina Fey – que, por acaso, também são as produtoras do longa. Parceria das boas!

Whiskey, Tango, Foxtrot”

6 whiskey
Tina Fey como Kim Baker em “Whiskey, Tango, Foxtrot” || Créditos: Reprodução

Inspirado no livro de memórias do jornalista Kim Barker, “The Taliban Shuffle”, o longa “Whiskey, Tango, Foxtrot” acabou de estrear por aqui, no começo de maio. A história acompanha a jornalista Kim Baker, interpretada por Tina – que também está por traz da produção- e que parte para o Oriente Médio para fazer uma matéria sobre a guerra. Ela se vê presa entre os conflitos no Iraque e no Paquistão, lidando com o tédio em meio à sua maior cobertura jornalistica. O filme promete boas risadas e, claro, tem TIna Fey.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter