Rafael Nadal faz anos neste sábado – o tenista espanhol completa 31 primaveras. Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, ele é tão famoso por suas raquetadas certeiras quanto é pelos hábitos pra lá de estranhos que cultiva fora das quadras e, em algumas vezes, até dentro delas.
Rafa garante que segue seus rituais para conseguir focar a mente no único objetivo que lhe interessa: vencer. No seu aniversário, Glamurama lista algumas das manias do jogador que, a julgar pelos títulos que ele conquistou, parecem dar mesmo resultado. Confira:
Choque térmico
Antes de qualquer partida, Rafa faz questão de tomar um banho frio. Seria algo normal, não fosse por um detalhe: ele só entra no chuveiro exatamente 45 minutos antes do apito inicial.
Simetria
Depois da chuveirada, o tenista segue para a quadra com duas garrafas de água mineral, uma gelada e outra em temperatura ambiente. Ele as coloca perto da cadeira onde senta nos intervalos, com os rótulos virados para trás em relação à rede. A cada pausa no jogo, ele bebe um gole de ambas as garrafas.
Preparação
Quando se prepara para fazer um saque, Rafa quica a bola no chão pelo menos dez vezes, e nunca mais do que doze vezes.
Macarena
A cada ponto que faz, ele comemora da seguinte forma: mexendo a cabeça para o lado esquerdo, depois para o direito, e em seguida mexendo ambos os braços.
Fora da linha
No entra e sai da quadra Rafa não pisa nas linhas brancas em hipótese alguma. Nesse caso, aliás, ele não está sozinho na maluquice: Gustavo Kuerten tinha a mesma mania quando jogava profissionalmente. (Por Anderson Antunes)