No aniversário de Orson Welles, 6 provas do legado de “Cidadão Kane”

Orson Welles em cena uma das clássicas cenas de “Cidadão Kane” || Créditos: Reprodução

“Cidadão Kane” é um filme que figura em 10 entre 10 listas dos melhores longas já feitos. Não à toa, a obra-prima de Orson Welles, diretor que completaria 101 anos nesta sexta-feira, influenciou cineastas, artistas, músicos e praticamente todas as personalidades ligadas às artes das gerações que vieram depois de seu lançamento. O filme, de 1941, conta a história de Charles Foster Kane, personagem interpretado por Welles (sim, além de diretor, ele também foi produtor e ator principal do longa), menino pobre que se torna um dos maiores magnatas da comunicação nos Estados Unidos. Nomes como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Ridley Scott, Luc Besson, Brian de Palma e os irmãos Cohen já deram declarações sobre a influência que sofreram de Welles. Por aqui, listamos seis obras que tiveram em “Cidadão Kane” uma de suas referências principais.

“Muito além do Cidadão Kane”, o documentário de Simon Hartog de 1993 – exibido pelo Channel 4 da TV britânica em 1993, o documentário de Simon Hartog mostra a relação entre o poder e a mídia brasileira, com foco na análise da figura de Roberto Marinho, dono do grupo Globo, um dos maiores conglomerados de comunicação no Brasil. O filme compara o personagem de Orson Welles a Marinho.

Cena polêmica do final do documentário || Créditos: Reprodução

“Watchmen”, o filme de Zack Snyder, 2009 – o diretor de “Watchmen” já revelou ter se inspirado em “Cidadão Kane” para criar o longa. A estética de direção vista na obra de Welles é retratada fielmente no de Snyder: flashbacks, a morte do personagem principal como ponto de partida (para então a história ser retomada “do começo”), um objeto nostálgico (para “Kane”, um globo de neve, em “Watchmen”, um bottom), o poder da mídia, o jogo de luz e sombra.

As capas de “Cidadão Kane” e “Watchmen” || Créditos: Reprodução

“The Union Forever”, a música dos The White Stripes, de 2001 – a música lançada no terceiro álbum dos The White Stripes é tão, mas tão fiel ao filme de Welles, que Jack White, fã confesso de “Cidadão Kane”, foi processado por direitos autorais, já que quase todas as frases da letra foram retiradas de falas do longa. Play no vídeo!

“RKO 281”, o filme de Benjamin Ross de 1999 – produzido por Ridley Scott e com um elenco de peso (Liev Schreiber, Melanie Griffith, John Malkovich e Liam Cunningham), o longa de Benjamin Ross mostra os bastidores conturbados da filmagem original de “Cidadão Kane”. RKO era o nome do estúdio que produziu o filme de Welles.

Liev Schreiber no papel de Orson Welles || Créditos: Reprodução

“Rosebud”, o episódio dos Simpsons de 1993 – escrito por John Swartzwelder, “Rosebud” é um episódio de “Os Simpsons” cheio de referências a “Cidadão Kane”. Nele, Mr. Burns faz alusão ao personagem de Orson Welles e tem até um Rosebud (um dos mistérios do filme de Welles) para chamar de seu: o ursinho Bobo.

Comparação das cenas de “Os Simpsons” às de “Cidadão Kane” || Créditos: Reprodução

“Da ponte pra cá”, a música dos Racionais MC’s, de 2002 – a música, composta por Mano Brown, parte do sexto álbum dos Racionais, “Nada como um Dia após o Outro Dia”, fala sobre a desigualdade social na cidade de São Paulo e o sonho de vencer na vida de quem veio de baixo. “Eu nunca tive bicicleta ou vídeo-game, agora eu quero o mundo igual cidadão Kane. Da ponte pra cá antes de tudo é uma escola, minha meta é dez, nove e meio nem rola”.

Sair da versão mobile