No aniversário de Michel Temer, 9 frases polêmicas do presidente

Michel Temer completa 76 anos nesta sexta-feira|| Créditos: Roberto Setton / Revista PODER

No dia em que Michel Temer completa 76 anos, Glamurama resolveu levar ao pé da letra o “verba volant, scripta manent” (em latim: as palavras voam, os escritos permanecem) – frase que abre a carta enviada por ele para a então presidente Dilma Rousseff, em dezembro de 2015. Por isso, relembramos 9 frases polêmicas de seus discursos e entrevistas como presidente do Brasil.

Michel Temer assina notificação de posse como presidente interino encaminhada pelo Senado || Créditos: Marcos Correa / Divulgação

APLAUSO
“O povo precisa colaborar e aplaudir as medidas que venhamos a tomar.” (discurso de posse como interino – 12/05/2016)

Michel Temer || Créditos: Reprodução

MUNDO FEMININO
“Para a Cultura eu quero trazer uma representante do mundo feminino. Para a Ciência e Tecnologia e Comunicações, quero trazer uma representante do mundo feminino. E também na chamada Igualdade Racial, mulheres e etc., que passou a ser Cidadania, eu quero trazer uma mulher. Portanto, eu terei, no mínimo, quatro mulheres integrantes do ministério.” (entrevista ao Fantástico – 15/05/2016)

VAIDADE
“Muitas e muitas vezes eu leio e ouço a afirmação que de que eu estou instituindo uma espécie de semiparlamentarismo. Isso naturalmente me envaidece. Porque significa que nós estamos reinstitucionalizando o País.” (cerimônia de apresentação das medidas econômicas – 24/05/2016)

Michel Temer na Olimpíadas Rio 2016 || Créditos: Getty Images

ERA MODERNA
“Após esse maravilhoso espetáculo, declaro abertos os Jogos Olímpicos do Rio, celebrando a 31ª Olimpíada da Era Moderna.” (cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro – 05/08/2016)

INTERINIDADE EFETIVA
“Enquanto interinos nós todos agimos como se fôssemos titulares efetivos. Mas, evidentemente, que a interinidade sempre deixava uma certa preocupação do tipo, até onde podemos ir, até onde não devemos ir.” (discurso durante abertura da Reunião Ministerial – 31/08/2016)

Dilma Rousseff e Michel Temer, participam da solenidade onde recebem os cumprimentos de oficiais-generais no Clube do Exército || Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil)

GOLPE
“É preciso firmeza, digo eu. E firmeza para quando disserem ‘golpista’, golpista é quem derruba a Constituição, quem quer violar o texto constitucional. E vocês sabem que no plano internacional eles tentaram muito – e conseguiram, até com algum sucesso – propor, dizer que aqui no Brasil houve um golpe.” (discurso durante abertura da Reunião Ministerial – 31/08/2016)

Ato “#Fora Temer! Não queremos nenhuma chibata! Queremos decidir nosso futuro!”, organizado por mulheres negras, que defendeu direitos sociais e trabalhistas no Largo da Batata em São Paulo || Créditos: Rovena Rosa / Agência Brasil

40 PESSOAS
“As 40 pessoas que estão quebrando carro? Precisa perguntar para os 204 milhões de brasileiros e para os membros do Congresso Nacional que resolveram decretar o impeachment.” (entrevista para jornalistas brasileiros em Hangzhou, China, sobre protestos contra seu governo – 03/09/2016)

O PAPA E EU
“O Papa, que é sábio, disse: ‘Orem pelo Brasil!’ Para quê? Para, quem sabe, fazer o que eu tenho pregado: vamos pacificar o país. Quem faz uma oração faz para que uma ação seja pacificadora. Eu acho que é isso que o Papa está pedindo.” (entrevista coletiva concedida após Primeira Sessão de Trabalho – Hangzhou-China – 04/09/2016)

Presidente Michel Temer durante abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU em Nova York|| Créditos: Beto Barata PR / Divulgação

EXEMPLO
“O Brasil acaba de atravessar um processo longo e complexo, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento. Tudo transcorreu, devo ressaltar, dentro do mais absoluto respeito constitucional. O fato de termos dado esse exemplo ao mundo, verifica que não há democracia sem Estado de direito – sem que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos.” (abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas – Nova York/EUA – 20/09/2016). (Por Márcia Rocha)

Sair da versão mobile