Publicidade
Alê Clark, neta de Lygia Clark, e Nuno FS, casal por trás do estúdio Mameluca || Créditos: Divulgação

Memórias de família e arte se fundem no novo projeto do estúdio Mameluca, do casal Alê Clark e Nuno FS, apresentado em São Paulo durante o Design Weekend, que começou nessa terça-feira. A gente explica: Alê é neta de Lygia Clark, que apresenta releitura comercial da icônica série “Os Bichos” da avó. São reproduções dos objetos em escala menor, de plástico e coloridos – cinza para retratar alumínio das peças originais e nas cores primárias preto, ciano, amarelo e magenta. E por trás do trabalho, um desejo de Lygia Clark documentado em seu diário: tornar a série acessível a todos. “Trabalhei durante 10 anos na fundação Lygia Clark e revirando toda a parte de documentos dela, li a parte do diário em que ela falava que a ideia da série ‘Os Bichos’ não era mantê-los em galerias e museus, e sim vendê-los em camelôs”, disse Alê ao Glamurama. [Partes do diário de Lygia, assim como outros documentos pessoais seus, estão digitalizados e disponíveis para consulta na Fundação.]

A versão comercial da série “Os Bichos” de Alê Clark para o Estúdio Mameluco || Créditos: Divulgação

Sobre o que a realização do projeto significa para ela como artista, Alê completou: “No tempo em que estive na fundação, minha ideia sempre foi realizar os desejos dela que ela não conseguiu em vida, então pensei que as pessoas deveriam ter acesso à série, como era da vontade dela”.

Sobre as memórias que Alê carrega da avó (ela tinha 12 anos quando Lygia morreu), contou: “Como artista só fui conhecê-la quando ajudei a montar a fundação. Ela vivia para o trabalho. Mas me lembro que ela nos colocava pra dormir em seu ‘colchão de terapia’, onde realizou seu último estudo das possibilidades terapêuticas da arte sensorial, enquanto fazia em nós trabalho corporal com objetos.”

Entre os outros sonhos de Lygia que já foram concluídos graças a Alê, está a construção da peça “Bicho Gigante”, que Lygia apresentou anteriormente em maquete, e foi exposta na feira Art Basel na Suíça e na exposição “Lygia Clark: Uma Retrospectiva”, que entrou em cartaz em 2012 no Itaú Cultural.

A exibição e venda da série, a preços que vão de R$193 a R$303, acontecem na galeria do Cartel 011, a CZO ArtSpace, durante a Design Weekend, que acontece a partir dessa terça-feira e segue até o dia 20 de agosto. A mostra foi exibida na última edição da Design VE, em Veneza. É apresentado também por lá outro projeto do casal, o Ereitamas. Imperdível!

Os Bichos e Eiretamas, por Estúdio Mameluca @ Cartel 011
Data: de 08 a 20 de Agosto
Local: Cartel 011 – R. Artur de Azevedo, 517 – Cerqueira César, São Paulo – SP 05404-011
Informações: (11) 3081-4171
Horário: de 11h às 22h (fechado às segundas-feiras)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Março

Dia 26 de Março

Moda atemporal Através de hábeis jogos de recortes e proporções, a marca Alfie transformou o contraste entre o...

Instagram

Twitter