Publicidade
Monte Evereste em quarentena // Reprodução Instagram

O surto de coronavírus chegou ao topo do mundo. O Nepal acaba de anunciar que está fechando o Monte Everest. Oi? Pois é. O governo local encerrará todas as expedições à montanha mais alta do planeta por conta da pandemia do coronavírus.

“As expedições ao Monte Everest foram encerradas com efeito imediato. As licenças de escalada estão canceladas até o final de abril”, disse o secretário de Turismo do Nepal, Kedar Bahadur Adhikari. A decisão foi tomada no início da temporada de escalada, que já estava em andamento em meio a preocupações com a superlotação no pico mais alto da Terra. As licenças para escalar o Everest custam cerca de US $ 11 mil (cerca de R$ 55 mil).

Como a respiração dos alpinistas que encaram o desafio é dificultada pelas altitudes extremas na montanha, um surto de coronavírus – que muitas vezes causa problemas respiratórios – poderia ser particularmente devastador em um acampamento base do Everest.

“Esta é uma notícia decepcionante para os líderes de expedição e para os clientes que treinam há meses para a subida deste ano”, disse Lukas Furtenbach, fundador e CEO de uma empresa de expedição guiada. “Entendemos as terríveis conseqüências que um surto de Covid-19 teria no campo base. Infelizmente, temos que concordar que este é um alerta responsável a ser feito no momento”.

O lado tibetano da montanha também teve o acesso interrompido. “A China anunciou o fechamento do Monte Everest para a primavera”, acrescentou o alpinista Adrian Ballinger em um post no Instagram.

https://www.instagram.com/p/B9pT8-opOjH/

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter