Por Denise Meira do Amaral, de Gramado
Nelson Xavier – o único aplaudido de pé na cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Gramado – e Juliana Paes levaram o Kikito de Melhor Ator e Atriz, pelo filme “A Despedida”, de Marcelo Galvão, sobre um homem de 92 anos [Nelson tem 72] que decide se despedir da vida com uma noite de amor com uma amante 55 anos mais jovem, personagem interpretada por Juliana. Ao subir no palco, Nelson arrancou risos da plateia ao confessar que o grande desafio desse personagem era ter, na idade dele, uma amante como ela. “Eu quando tive o primeiro contato com o personagem, imediatamente me apaixonei. Mas não me preparei para ser amado por uma mulher linda. Eu só pensei na dificuldade física”. Juliana Paes não pode comparecer porque estava em Paris.
*
“A Despedida”, longa de Marcelo Galvão que levou o Kikito de melhor diretor no Festival, foi inspirado no próprio avô de Marcelo, que teve uma amante por muitos anos, até sua morte – com o conhecimento da família: “Ela era quase 60 anos mais nova, mas gostava de verdade dele. Eu ligava para a minha avó e, ao perguntar por ele, ela falava: ‘Está na casa daquela piranha’ [risos]”. Glamurama quis saber: e a amante do seu avô? Será que ela viu o filme? “Eu nunca a vi, eu sei o nome, sei que está viva, mas não sei se ela sabe que ele é meu avô. Será que ela sabe? Imagina? Ia ser legal”.
O maior desafio para Marcelo ao dirigir o filme foi fazer com que os protagonistas topassem entrar nesse filme: “São globais, não foi fácil pra eu explicar para eles. Sou um garoto, precisei criar esse respeito”.