Publicidade
Catedral do Sal, Zipaquirá, Colômbia

Quando pensamos em uma igreja, provavelmente a cruz, os altares de mármore e os antigos retábulos é o que vêm à mente. Mas nem todos são assim. Há lugares diferentes, mais modernos e que fogem ao estilo “neo” dos templos comuns com formatos “arriscados” e feitos com materiais peculiares. Glamurama reuniu cinto deles pelo mundo. Segue a lista!

Capela da Santa Cruz, Sedona, USA

Capela da Santa Cruz, Sedona, USA || Créditos: iStock

A Diocese Católica Romana de Phoenix tem esta capela nas colinas de Sedona, Arizona, que foi encomendada por um fazendeiro local, Frank Lloyd Wright, ao arquiteto Marguerite Brunswig Staude, e que foi levemente inspirada no Empire State de Nova York. A construção foi construída em 1956 e se destacada por sua adequação ao meio ambiente.

Catedral do Sal, Zipaquirá, Colômbia

Catedral do Sal, Zipaquirá, Colômbia || Créditos: iStock

Perto de Bogotá está este templo subterrâneo localizado dentro das minas de sal de Zipaquirá. É uma construção que começou em 1990 após o fechamento da antiga catedral de 1953 pelas condições precárias em que se encontrava. A catedral tem vários novos pavilhões e uma grande cúpula. Não é realmente reconhecido como uma catedral oficialmente e funciona como um museu, com várias obras feitas com sal e é considerado uma das sete maravilhas da Colômbia.

Igreja Hallgrimur ou Hallgrímskirkja, Reykjavik, Islândia

Igreja Hallgrimur ou Hallgrímskirkja, Reykjavik, Islândia || Créditos: iStock

O arquiteto Guðjón Samúelsson é o responsável por esta igreja em Reykjavik, que detém o título de edifício mais alto da Islândia. Curiosamente não é homenageia um santo ou virgem, mas o renomado poeta islandês Hallgrimur Pétursson. Com sua aparência peculiar, levou quase 40 anos para ser levantada até 1986, quando foi consagrada. É da adoração luterana.

Catedral de Justo, Mejorada del Campo, Espanha

Catedral de Justo, Mejorada del Campo, Espanha || Créditos: iStock

Há uma história muito particular por trás deste edifício. Depois de ser expulso do mosteiro cisterciense de Santa Maria de Huerta (Soria) por sofrer de tuberculose, Justo Gallego Martinez foi curado e começou a construir uma catedral como promessa a Deus e à Virgem. O mais especial é que ele fez sozinho e sem ajuda. Há quase meio século, Justo gastou seu tempo e os recursos econômicos da família, assim como as doações que recebe, para construir esse trabalho sem nenhum treinamento específico e dos quais não há planos oficiais. Embora o edifício seja popularmente conhecido como “catedral”, a verdade é que ele não tem esse reconhecimento por não ser consagrado ou reconhecido pela diocese correspondente à área.

Cadete da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, Colorado Springs, EUA

Cadete da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, Colorado Springs, EUA || Créditos: iStock

À primeira vista pode nos lembrar a Cidade das Artes e Ciências de Valência, mas a verdade é que esta capela militar dos EUA é muito mais antiga. Como você pode imaginar, veio com alguma controvérsia quando foi inaugurada em 1963, mas ao longo dos anos tornou-se uma das obras mais famosas de Walter Netsch, seu autor, e um bom exemplo da arquitetura brutalista. O espaço está dividido em dois níveis e foi ligeiramente inspirado em clássicos como a Sainte Chapelle em Paris.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter