Briga de peixe grande na Itália. De um lado, Rupert Murdoch, dono da tevê por assinatura SKY Itália, de outro, Silvio Berlusconi. A questão: a captação e a veiculação de informações obtidas por meio de grampos e câmeras escondidas. A disputa começou com o projeto de lei apoiado pelo controverso primeiro-ministro italiano, chamado "emenda D’Addario". A lei leva o nome de Patrizia D’Addario, garota de programa que gravou e divulgou cenas picantes com Berlusconi, em 2009.
* A lei regula a instalação de grampos, microfones e câmeras escondidas e a publicação do material obtido dessa forma. O projeto ainda prevê pena de reclusão em caso de veiculação indevida. A Sky Itália, dona do "Sky TG24", telejornal que cobriu intensamente o escândalo D’Addario, afirma que a medida é um "sério ataque à liberdade dos meios de comunicação e de expressão" e ameaçou contestar a legalidade dela na Corte Europeia de Direitos Humanos.
* Lembrando que Berlusconi tem influência não só sobre o conteúdo transmitido no conglomerado de comunicação dele, o Mediaset, mas como sobre o da rede de canais públicos Rai. Pelo jeito, a disputa ainda vai dar o que falar…