Rupert Murdoch e Silvio Berlusconi entram em disputa pela liberdade de expressão na Itália.

Briga de peixe grande na Itália. De um lado, Rupert Murdoch, dono da tevê por assinatura SKY Itália, de outro, Silvio Berlusconi. A questão: a captação e a veiculação de informações obtidas por meio de grampos e câmeras escondidas. A disputa começou com o projeto de lei apoiado pelo controverso primeiro-ministro italiano, chamado "emenda D’Addario". A lei leva o nome de Patrizia D’Addario, garota de programa que gravou e divulgou cenas picantes com Berlusconi, em 2009.

* A lei regula a instalação de grampos, microfones e câmeras escondidas e a publicação do material obtido dessa forma. O projeto ainda prevê pena de reclusão em caso de veiculação indevida. A Sky Itália, dona do "Sky TG24", telejornal que cobriu intensamente o escândalo D’Addario, afirma que a medida é um "sério ataque à liberdade dos meios de comunicação e de expressão" e ameaçou contestar a legalidade dela na Corte Europeia de Direitos Humanos.

* Lembrando que Berlusconi tem influência não só sobre o conteúdo transmitido no conglomerado de comunicação dele, o Mediaset, mas como sobre o da rede de canais públicos Rai. Pelo jeito, a disputa ainda vai dar o que falar…

Sair da versão mobile