Publicidade

TEMPO DE FEIRA E NOBEL

A 62ª edição da Feira de Livros de Frankfurt, o maior evento do mercado literário do mundo, pelo volume de negócios de livros e direitos autorais que abriga, e também por sua tradição, começa nesta quarta-feira, 6, e vai até domingo, 10. Ao todo, serão mais de 7 mil expositores de cem países, sendo a Argentina o país convidado da vez, o que lhe dará o direito de ocupar um pavilhão nobre, montado à semelhança de um labirinto em homenagem a um de seus maiores escritores, Jorge Luis Borges.

A lista de autores argentinos presentes ao evento é grande, estando entre eles Beatriz Sarlo, Juan Gelman, Alan Pauls, Martín Kohan e Claudia Piñeiro. Mas, certamente, eles terão de dividir as atenções com o norte-americano Jonathan Franzen, com o seu recente “Freedom” (“Liberdade”), que chegará ao Brasil em 2011, pela Cia. das Letras; o britânico Ken Follett, cujo “Queda de Gigantes”, o primeiro volume da trilogia “Século”, acaba de ter lançamento nacional pela editora Sextante; e o Prêmio Nobel de 1999, o alemão Günter Grass, autor de “O Tambor” (1959), o primeiro grande êxito internacional de um autor alemão no pós-Guerra.

Por falar em Prêmio Nobel de Literatura, nesta quinta-feira, 7, a Academia Sueca deve divulgar o vencedor de 2010. Normalmente, o anúncio é feito durante os dias da Feira de Frankfurt. Neste ano, o escritor e poeta sueco Tomas Transtromer está sendo apontado como favorito pela casa de apostas britânica Ladbrokes.

Na 62ª Feira de Frankfurt, autores  argentinos devem dividir as atenções com Franzen, Follett e Grass

por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter