Acontece até o próximo sábado, 18, a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza

A LEITURA DOS SENTIMENTOS DO MUNDO

Acontece até o próximo sábado, 18, a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza, que tem como homenageada Rachel de Queiroz. Cearense, a escritora completaria 100 anos em novembro deste ano.

O tema da programação, que conta com autores como Ziraldo, Carlos Heitor Cony, Marina Colasanti e Heloisa Buarque de Hollanda, é “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”. E um detalhe interessante é que alguns espaços do Centro de Convenções do Ceará, onde acontece o evento, foram nomeados com títulos de livros de Raquel.

O local em que está a exposição Livros de Artistas, por exemplo, chama-se Dôra, Doralina, e a arena cultural, onde está acontecendo debates sobre as relações entre literatura e as demais formas de expressão, Memorial de Maria Moura.

“Dôra, Doralina” (José Olympio) –

Este livro, de 1975, é narrado pela protagonista Dôra, Doralina, nome pelo qual Maria das Dores gostava de ser chamada, já que, durante a infância, era assim que seu pai, já morto, a jogava para o alto e dizia carinhosamente. E o tema abordado por Raquel de Queiroz é o processo de decadência da sociedade patriarcal no Nordeste do Brasil, sendo que os dois governos de Getúlio Vargas servem ao cenário histórico do romance.

A narrativa é divida em três partes: o “Livro de Senhora”, o “Livro da Companhia” e o “Livro do Comandante”. Na primeira, cuja ação se passa antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Dôra vive na fazenda Soledade, em Aroeiras, interior do Ceará, na companhia de sua mãe – tratada por Senhora: uma mulher opressora e mesquinha que domina tudo e todos, e mantém um caso com Laurindo, marido da filha. Esse morre em circunstâncias misteriosas, ficando, no entanto, implícita a responsabilidade de Delmiro, o “cabra”, ligado a Dôra por forte sentimento de gratidão uma vez que ela salvara-lhe a vida.

Na segunda parte, Dôra, já viúva e longe da autoridade da mãe, torna-se atriz de uma pequena companhia teatral mambembe e vive um momento de errância de cidade em cidade. Até que, na última parte, ela conhece o Comandante, se apaixona por ele, torna-se sua amante e vai morar em uma pequena casa no subúrbio do Rio de Janeiro, um lugar frequentado por malandros e miseráveis. Mas o Comandante também morre e Dora volta para a fazenda para assumir o lugar da mãe e dar rumo à vida dos empregados que não sabiam mais viver sem um senhor.

“Memorial de Maria Moura” (José Olympio) –

Raquel de Queiroz publicou aos 82 anos este livro, que representou a consagração definitiva de sua obra e de sua vida.

A trama situa-se em meados do século XIX, no sertão nordestino, e conta a história de Maria Moura, uma moça de 17 anos que, já órfã de pai, encontra a mãe morta. Depois de se ver sozinha nas mãos do padrasto, que a molesta e cobiça suas terras, ela é levada a liderar um bando de aventureiros que praticam roubos e vivem de forma desregrada, tornado-se uma respeitada fora da lei.

AGENDA DA VILA – 12 a 18/4

LV FRADIQUE 14/4 – Quarta –

Lançamento do livro: “A Força das Palavras”, de Ana Lucia Tinoco Cabral. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Na Tessitura dos Signos Contemporâneos”, de Maria Zilda da Cunha. Das 18h30 às 21h30. Piso superior.

15/4 – Quinta –

Lançamento do livro: “Reportagem na TV”, de Alexandre Carvalho, Fábio Diamante, Thiago Bruniera, Sérgio Utsch. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Paúra”, de Sergio Franco. Das 18h30 às 21h30. Piso superior.

16/4 – Sexta –

Lançamento do livro: “Decidi Ficar Rico”, de Ricardo Pacini. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

17/4 – Sábado –

Lançamento do livro: “O Evangelho Segundo Barrabás”, de José Roberto Torero. Das 11h às 13h0. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Cinema Noir – Espelho e Fotografia”, de Márcia Ortegosa. Das 15h às 18h. Piso superior.

* Oficina: Dia do Índio – Cocar e Tanga, com Luciana Braga. Das 16 às 17h.

* Lançamento Infantil: “Isso Isso”, de Selma Maria. Das 15h às 18h. Piso térreo.

LV LORENA

14/4 – Quinta –

Lançamento do livro: “Série Mulheres e Série Flores”, de Isabelle Tuchband e Verena Matzen. Das 19h às 22h. Piso superior.

15/4 – Quarta –

Lançamento do livro: “Depressão e Cognição”, de vários autores. Das 19h às 22h. Piso térreo.

* Encontro Musical: Erotismo e Sensualidade na Musica Francesa, com Christophe Hidalgo. Das 19h30 às 21h.

16/4 – Sexta –

Lançamento do livro: “Atualização da Diarréia da Criança e do Adolescente”, de Dorina Barbieri. Das 19h às 22h. Piso térreo.

17/4 – Sábado –

Lançamento do livro: “Desejo e Identificação”, de Maria Lucia Vieira Violante. Das 16h às 19h. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Dissolvendo Pedras”, de Andrea de Callis. Das 19h às 22h. Piso superior.

*Teatro: “Letras, Palavras, Risadas …”, com Caru Ramos e Nana Lacerda da Cia. teatral La Mariquita. Das 19h às 20h. Preço: R$ 20 inteira/R$ 10 meia-entrada.

* Contação de Historias Multimídia: “Formosos Monstros”, de Cléo Busatto. Das 16h às 18h. Auditório.

18/4 – Domingo –

Oficina: Dia do Índio – Cocar e Tanga, com Luciana Braga. Das 16 às 17h.

LV SHOPPING CIDADE JARDIM

13/4 – Terça –

Exposição: “Lentes”, de Samantha Ortiz. Até 27/4.

16/4 – Sexta –

Lançamento do livro: “O Desafio do Amor – Questões de Sobrevivência”, de Gilda Franco Montoro e Maria Luiza Munhoz. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

17/4 – Sábado –

Contação de Histórias e Atividade Infantil: Yoga para Crianças, com Danuza Simonetti. Das 16h às 17h. Idade indicada: 3 a 8 anos.

18/4 – Domingo –

Contação de Histórias: “O Livrão da Penélope”, com Márcia Brito. Das 16h às 17h.

ITAIM

15/4 – Quinta –

Lançamento do livro: “Escritos – Interessantes, Interesseiros, Interessados”, de Cléa Pilnik. Das 19h às 22h.

17/4 – Sábado –

Evento: Quem é Você – Encontros com Mirna Grzich. Ampliando a visão de mundo – Caminhos Espirituais, Padrões de Consciência, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Pessoal. Das 11h às 13h. Gratuito.

Por Anna Lee

Sair da versão mobile