PROGRAMAS LITERÁRIOS
Sarau – Acontece neste domingo, 24, no Parque do Ibirapuera, a segunda edição do Sarau São Paulo. O evento, promovido pela Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, começa às 10h na Praça da Paz, local em que os poetas vão se reunir, e marcará o lançamento da II Edição do Mapa dos Pontos de Poesia. A partir de agora, serão 60 pontos pela cidade onde as pessoas se reúnem, alternadamente, todos os dias da semana para recitar poemas.
E como se falou em Espaço Haroldo de Campos (1929-2003), a coluna aproveita para indicar o livro “Galáxias”, desse poeta, professor, crítico e tradutor. Em 2004, a Editora 34 relançou essa obra, vinte anos após a primeira edição integral de 1984, revista e acompanhada do CD “Isto Não É um Livro de Viagem”, no qual o autor registrou passagens de seu percurso pela língua e pela literatura. Sim, em “Galáxias”, Haroldo de Campos empreende um percurso pelo “universo da linguagem”, expressão esta que ganha sentido próprio em cada sílaba escrita por ele ao longo de treze anos (1936-1976).
CINEMA – Na quarta-feira, dia 27, a partir das 19h30, a Livraria da Vila, da Lorena, promove a exibição de “O Contador de Histórias” e um bate-papo com o diretor Luis Villaça, a atriz Denise Fraga (produtora do filme), a consultora educacional Rosely Sayão e o escritor e contador de histórias Ilan Brenman. A trama, baseada em fatos reais, tem como personagem principal o mineiro Roberto Carlos Ramos, nascido em Belo Horizonte, morador de favela, caçula de dez irmãos e com talento para contar histórias, que é “escolhido” pela mãe para ser internado em uma nova instituição anunciada pelo governo como uma oportunidade para aqueles que viviam na pobreza. A realidade se revelou, no entanto, bastante diferente para o menino. Aos 13 anos, ainda analfabeto, depois de mais de cem tentativas de fuga, ele carrega o estigma de “irrecuperável”, até que uma professora francesa, Margherit Duvas (Maria de Medeiros) aproxima-se dele.
HOTEL – Quem já não desejou estar num lugar com paisagem bucólica, ambiente tranquilo e silencioso, onde pudesse ler até se fartar, e em paz? Foi pensando nisso que Andrea Reichart, a proprietária do hotel Literaturhotel Franzosenhohl, em Iserlohn (Alemanha), pensou ao colocar à disposição de seus hóspedes mais de 2.700 títulos impressos e 40 mil audiolivros. O hotel, com 25 leitos, foi inaugurado há um ano num prédio restaurado, às margens dos bosques da região de Sauerland, que mantém o charme do século XIX e, sem dúvida, convida a um dolce far niente e a uma boa leitura.
OS MAIS VENDIDOS NA VILA 08 a 15/01
Ficção
1. “O Símbolo Perdido”, Dan Brown (Sextante)
2. “Caixa Millennium – A Trilogia”, Stieg Larsson (Cia. das Letras)
3. “Quinta Avenida nº 1”, Candace Bushnell (Record)
4. “A Cabana”, William P. Young (Sextante)
5. “A Elegância do Ouriço”, Muriel Barbery (Cia. das Letras)
6. “Amanhecer”, Stephanie Meyer (Intrínseca)
7. “Carlos Drummond de Andrade – Box”, Carlos Drummond de Andrade (Best Seller)
8. “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, Stieg Larsson (Cia. Das Letras)
9. “Céu de Origamis”, Luiz Alfredo Garcia Roza (Cia. Das Letras)
10. “Força Estranha”, Nelson Motta (Suma de Letras)
Não-ficção
1. “Ayrton Senna – Uma Lenda a Toda Velocidade: Uma Jornada Interativa”, Christopher Hilton (Global)
2. “De Malas Prontas”, Danuza Leão (Cia. Das Letras)
3. “Clarice, – uma Biografia”, Benjamin Moser (Cosac Naify)
4. “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”, Leandro Narloch (Leya)
5. “A Viúva Clicquot”, Tilar J. Mazzeo (Rocco)
6. “Um Certo Verão na Sicília”, Marlena de Blasi (Objetiva)
7. “A Alma Imoral”, Nilton Bonder (Rocco)
8. “Ultimate Guide Ferrari” (Parragon)
9. “Julie e Julia”, Julie Powell (Record)
10. “As 100 +”, Nina Garcia (Best Seller)
por Anna Lee